O estaleiro italiano Fincantieri anunciou na DIMDEX (Doha International Maritime Defence Exhibition and Conference) o modelo da corveta multitarefa que será construída para a Marinha do Qatar.
Projetada para o Qatar, a corveta terá 107 metros de comprimento e 14,7 metros de largura. Os navios vão deslocar mais de 3.000 toneladas e desenvolver 28 nós de velocidade máxima. O alcance em velocidade de 15 nós, deverá ser de aproximadamente 6.500 km.
Um dos elementos-chave no estande da Fincantieri na feira em Doha, foi o modelo da corveta de mísseis multitarefa desenvolvida para a Marinha do Qatar. No verão do ano passado autoridades do Qatar confirmaram um pedido para quatro navios desta classe, cujo papel principal será fornecer defesa aérea as unidades escoltadas.
A corveta Qatari levará armamento bastante robusto para esta classe de navios. Eles serão equipados com canhão de 76 milímetros da Leonardo, dois lançadores verticais de 8 células cada para mísseis antiaéreos MBDA Aster 30, dois canhões auxiliares de 30 milímetros Marlin da Leonardo, dois lançadores quádruplos de mísseis anti-navio MBDA Exocet MM40 Block III e ainda um sistema de mísseis CIWS RIM-116 Rolling Airframe Missile (RAM) da Raytheon.
É previsto que o corte do aço da primeira das quatro corvetas de mísseis ocorra em Junho. As entregas de navios devem começar em 2021. A ordem do ano passado também inclui a entrega de um navio de assalto anfíbio e dois navios patrulhas.
TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: DAN
FONTE: Altair
COLABOROU: Junker
Necessidade$$$.
A corveta atenderia qualquer pais. Mas 800 milhões de dólares é mais que o dobro do que podemos pagar.
O LPD dos caras tem um SMART-L e 16 silos com ASTER-30, canhões 30mm e 76mm…
.
A Corveta é equipada com Radar EMPAR, ASTER-30, RAM Block-2, Exocet, Canhões 30mm e 76,,…
.
Os Dois patrulhas são equipados com MICA, Exocet e Canhões 30mm e 76mm…
.
Isso só em termos de armamentos.
É coisa que só veríamos em navios do finado PROSUPER da MB.
.
O pacote de compras do Qatar é uma coisa… Necessidades da MB é outra, completamente diferente.
O contrato parte de 6 bilhões de dólares. 4 corvetas, 1 multiproposito, 2 patrulha. A MB não tem essa grana.
Desses 6 bilhões, 1 bilhão é só de mísseis
Pois é. Quem tem grana compra o navio que quiser.
navio de verdade, como falo, comprar cambiarra é rídiculo, paga -se mais por algo que realmente preste, e depois aproveita os Italianos e fecha um lote segundo de outras 4, e completa com outras 6 FREMM
Q seja essa a corveta oferecia pela Fincantiere …a MB dentro do projeto ”Classe Tamandaré” .. uma ”FREMM” de bolso”
Também gostaria dela. Mas não com Sea Ceptor!
Principalmente se não disporem da versão de range extendida!
Pode mandar 4 pra MB por favor!!!
Pode não ser com essa configuração e deslocamento de 3.250 ton full, mas essa linha de corvetas da Fincantieri cairia muito bem aqui, ainda mais se pensarmos que lembra uma mini-FREMM, a favorita do PROSUPER.
Essa Corveta será com certeza a futura CV-1 Tamandaré, tem a tonelagem necessária.
Pessoal, bom dia. Editores, esta corveta atenderia aos requisitos do certame da Cv Tamandaré?
Sim, pelo menos no que diz respeito a tonelagem, pois como a MB abriu que a corveta poderá ter entre 2.400 à 4.000 toneladas…………….