Por Guilherme Wiltgen
O porta-helicópteros HMS Ocean (L 12) entrou pela última vez em Plymouth, onde se localiza a sua base HMNB Devonport, hoje por volta das 11H (horário local).
O navio que está sendo adquirido pela Marinha do Brasil e, assim como na Royal Navy, será o Navio Capitânia da Esquadra brasileira.
Segundo a imprensa britânica, já existem militares brasileiros a bordo acompanhando e aprendendo sobre a operação do navio.
A cerimônia de mostra de desarmamento do HMS Ocean está marcada para ocorrer no dia 31 de março, em Devonport, e deve contar com a presença da Rainha Elizabeth II.
A Marinha do Brasil ainda não divulgou a data de mostra de armamento do nosso futuro Capitânia.
FOTOS e VÍDEO: RN
Poderia vir com meia dúzia de Chinook para os Fuzileiros . Obs: Já sei , não existe verba e blá blá blá …
Um helicóptero do porte do Chinook nem seria tão necessário assim Cleber já que tem o Bahia com sua capacidade de desembarque-doca, ainda mais se os dois navios operarem juntos constantemente. Talvez seja mais fácil abater um helicóptero do que um clanf. Falando em Clanf, a Marinha está investindo em uma versão mais moderna do blindado. Existem os Piranhas também. Com um batalhão de aço desses e considerando a capacidade anti-aérea do suposto inimigo Cleber os helicópteros se tornam, teoricamente, muito secundários e até perigosos de serem empregados em se tratando de deslocamento de tropas. A não ser que a missão de transporte das tropas exigisse agilidade e curto tempo onde os blindados não atendessem a necessidade.
Se não é para pensar em despesas com navios e suas ferramentas de combate é melhor nem comprá-los.
O ideal é que a mostra de armamento fosse no Brasil de preferência no estaleiro de Itaguaí junto com o lançamento do Riachuelo já que o navio passará por manutenção que levará todo resto do ano.