Caso ocorreu no Aeroporto Pedro Otacílio Figueiredo, em Vitória da Conquista, sudoeste do estado.
Um áudio revela uma conversa entre o controle de tráfego aéreo e o piloto da aeronave Azul 9277, que na noite de segunda-feira (15) fez um pouso de emergência no Aeroporto Pedro Otacílio Figueiredo, em Vitória da Conquista, sudoeste da Bahia.
Na gravação, o piloto do avião da Azul Linhas Aéreas diz que há fumaça a bordo. “Fumaça a bordo, estamos descendo em emergência, vamos pousar ao 04″, afirma o piloto, que pede prioridade para o pouso. Clique na imagem ou aqui para ouvir o áudio.
“Positivo, comandante. Reportando a informação de que a aeronave está com fumaça a bordo. Vou entrar em contato com o CCO e MCC e passar a informação”, responde um controlador.
Segundo o Corpo de Bombeiros, o piloto informou que houve uma pane em um equipamento elétrico do avião. Com capacidade para 72 passageiros, a aeronave estava com cerca de 69 passageiros, além do piloto e três comissários, e decolou de Confins (MG) com destino a Vitória da Conquista.
Por meio de nota enviada ao G1 na tarde desta terça-feira (16), a assessoria de imprensa da Azul informou que mantém o posicionamento enviado durante a manhã.
No comunicado, a companhia informa que, devido a “problemas técnicos”, a aeronave pediu prioridade de pouso no aeroporto de Vitória da Conquista. A empresa esclareceu, ainda, que o desembarque dos passageiros ocorreu normalmente e que a aeronave passou por inspeção.
A empresa diz também que lamenta eventuais transtornos ocorridos e destaca que ações como essa são necessárias para conferir a segurança das operações.
FONTE: G1
Corrigindo “Cisma “
Será que a imprensa vai crucificar o ATR como fez injustamente com o Fokker 100?
O ATR é um avião seguro e confortável. A ignorância trouxe o preconceito com os turboélices.
Quando viajo pelo azul já fico preocupado se o voo vai ser com esse ATR não confio em aviões turbo-hélice
Caro Rafael sugiro o senhor ver o vídeo, “Saiba porque a Aviação regional precisa do Avião Turboélice. Por dentro do ATR 72-600” do canal Aero Por Trás da Aviação e tbm o vídeo “Você tem medo de avião turboélice? EP #130” do canal aviões e musicas, para tirar algumas duvidas sobre os turboélice.
Prezado,
Infelizmente é uma sisma pessoal minha.Dentre todas as aeronaves fabricadas hoje no meu ponto de vista pessoal, ainda acho a Boeing mais confiável .Pode até ser uma besteira ou ignorância mas não sei porque as demais não passam tanta confiança
Prezado Rafael,
Não há besteira alguma, e sim a ignorância em virtude de um conhecimento no qual não a possui.
Motores turbo hélice são praticamente o mesmo que os motores a reação, do Boeing, da AirBus, Embraer e outras empresas que comprar motores a reação das fabricantes em específico, desses motores.
Seu funcionamento se dá da mesma forma, são motores a reação na qual sua tração se dá em 90% das hélices, enquanto os 10% restantes se dão através dos jatos de escapamento, sua construção é idêntica, porém, com alguns ajustes para acoplar as hélices, pode pesquisar, qualquer livro superficial de aeronaves e motores lhe darão esse conhecimento.
Pode ficar despreocupado, se você confia 100% em motores a reação que empregam em Boeings, pode ficar tranquilo, pois os motores turbo hélice são construídos com o mesmo material, tem seus compressores, suas câmaras de combustão, seu eixo cardam, turbinas de baixas e altas… enfim, o motivo de meu post é justamente lhe tranquilizar quanto a construção desses motores que tanto o atormentam, pois eles são idênticos, eu lhe garanto.