Foi realizada no dia 03 de novembro, na Naval Air Station Kingsville (NASK), Estado do Texas (TX), a Naval Aviation Training Graduation Ceremony, cerimônia militar de conclusão do curso Advanced Training T-45C Strike (T-45C TS – Total System), curso este realizado na US Navy, nas aeronaves T-45 Goshawk e que visa a formação dos futuros pilotos que farão parte da tripulação do 1º Esquadrão de Aviões de Interceptação e Ataque (VF-1).
O curso é dividido em quatro fases:
1ª fase: com duração aproximada de seis meses, é chamada de Oral Proficiency Skills/Aviation, realizada na cidade de San Antonio, também no Texas e o aluno passa por um curso de inglês visando a conversação e o vocabulário técnico de aviação.
2ª fase: chamada de Initial Naval Aviation Survival Training, realizada em Pensacola, no Estado da Flórida (FL), o futuro aviador recebe um treinamento e pratica exercícios de sobrevivência, com foco nas aeronaves de alta performance, muito similares aos realizados no CIAAN.
3ª fase: chamada de Centrifuge Based Flt Environ Trainer, volta a ser realizada no Estado do Texas (TX) e tem seu foco voltado para atividades afetas às aeronaves de alta performance, onde o aluno tem contato com a força da gravidade, peculiaridades do assento de ejeção e utilização de paraquedas.
4ª e última fase: Advanced Training T-45C Strike (AVTRA T-45C T/S Strike FLT), em Kingsville, o aluno realiza o Ground School da aeronave T-45, algo em torno de 100 horas de voo em simulador e cerca de 170 horas de voo até a sua graduação. A 4ª e última fase é dividida em dois Estágios, denominados Intermediário e Avançado que dão origem ao Estágio Intermediário e Avançado de Asa Fixa (EIAAF), denominação utilizada na MB.
No Estágio Intermediário, as etapas a serem cumpridas são: Instrumentos Básicos, Rádio-Instrumentos, Formatura de dois e quatro aviões e o PTPN ( Prática em Terra de Pouso em Navio), treinamento realizado em terra para o pouso a bordo em Porta-Aviões.
No Estágio Avançado, as etapas cumpridas pelos oficiais dividem-se em: Formação Tática, Strike, com a utilização de armamento, Navegação Operacional, Reconhecimento Estratégico, Navegação à Baixa Altura, Formação Noturna, Combate Aéreo e o Pouso em Porta-Aviões.
O CT(FN) Rafael de Aquino Hernandes, com muita dedicação, concluiu com êxito o EIAAF, mesmo curso aplicado pela US Navy na formação de seus Aviadores Navais, destacando-se e recebendo o certificado de “Excelência” na fase de lançamento de bombas pela precisão, além de ter obtido resultado acima da média na qualificação do pouso à bordo em porta-aviões.
NOTA do EDITOR: Bravo Zulu CT Aquino!
Pena que todo esse potencial não vai ser aproveitado aqui, se eu fosse ele já pedia o Green card
Se naturalizar, terá grandes chances de ser um elemento da simbiose homem F35 CB na USNAVy, estão precisando de cobra_criadas como ele!
Grande amigo de turma. Meus parabéns, CT (FN) Aquino. Sucesso no seu retorno à Macega!