Na manhã do dia 10 de janeiro, foi realizada a cerimônia de transmissão do cargo de Comandante de Operações Navais, a bordo do Navio-Aeródromo “São Paulo”. Após dois anos a frente do cargo, o Almirante de Esquadra Sergio Roberto Fernandes dos Santos passou o Comando para o Almirante de Esquadra Paulo Cezar de Quadros Küster.
A solenidade, que foi presidida pelo Comandante da Marinha, Almirante de Esquadra Eduardo Bacellar Leal Ferreira, contou com a presença de autoridades civis e militares. Em seu discurso inicial, o Almirante Küster declarou: “(…) dirijo-me, pela primeira vez, aos meus subordinados, civis e militares, posicionados em todo o território nacional e eventualmente em outros oceanos, para transmitir-lhes uma mensagem de otimismo e exortá-los ao trabalho em equipe, com alegria, comprometimento, entusiasmo e determinação, colocando o amor à Marinha acima dos interesses pessoais (…)”.
FONTE: MB
Então o Nae São Paulo ainda podería ser usado de alguma forma?
Custaria um caminhão de dinheiro
Conde, pra servir como porta-aviões o custo não compensaria. Então na MB só para cerimônias e eventos mesmo (acho que tanto a decisão quanto a ordem pra mandar o SP pra sucata já foi dada, não?).
Mas te dizer que, se os brasileiros tivessem como, o SP teria uso sim… sendo afundado em algum ponto para servir de dive site. O mesmo foi feito no Sul da Flórida com o USS Oriskany em Pensacola e a economia local agradece – além dos corais e peixes, porque isso vira um mega recife artificial, isso é importante lembrar. O Oriskany foi afundado com o apoio de todos os orgãos de meio ambiente americanos e depois de ser preparado para tal. Infelizmente, aqui no Brasil acho que não teríamos nem como fazer um uso desses, nem como suplantar a gritaria rídicula e infundada que seria feita pelos que – teoricamente – defendem o meio ambiente muitas vezes sem nem saber bem o que estão fazendo.
Parabéns e boa sorte para o Alte Küster e bom descanso para o Alte Fernandes!
Uma dúvida talvez ignorante: como aquele Skyhawk foi parar no deck do SP?
Através de um elevador que leva a aeronave do hangar para o deck, isso está presente em todos os porta aviões
Julio Cesar, do deck inferior para o superior eu sei. Minha pergunta é como ele foi parar em um porta-aviões que não navega há anos e não faz uma operação de arresto/lançamento há igual período….
Transportaram de helicóptero para fazer cerimônia ou ele estava acumulando Maresia no deck inferior?
Aquela aeronave está a bordo há muito tempo. Ela não foi utilizada pela aviação naval, então foi transportada, içada para o navio afim de treinar a equipe de convoo no manuseio da mesma durante as operações aéreas.
Obrigado Padilha.
Ainda bem… tinha pensado que não podia acreditar que tivessem transportado uma aeronave só pra servir de decoração pra eventos.