Ministro da Defesa falou, em entrevista à Rádio Folha, que o governo apoia a negociação, desde que a empresa de aviação brasileira não perca a soberania
Por Marina Barbosa
O possível acordo comercial entre a Embraer e a Boeing continua elevando as ações da empresa brasileira de aviação comercial, executiva, defesa e segurança. Ontem, por exemplo, os papéis da Embraer subiram mais 5,78% na Bovespa. Mas, na visão do ministro da defesa, os números são compreensíveis. É que, para Raul Jungmann, que este realmente pode ser um bom negócio, desde que preserve a soberania da empresa brasileira.
“Está havendo uma reestruturação do mercado global. Então, nesse sentido, a parceria entre a Boeing, que trabalha, sobretudo, no nicho das grandes aeronaves e a Embraer, que tem a liderança do mercado regional, é uma boa composição”, declarou o ministro da Defesa, concluindo que ,“se for de interesse das companhias, a associação entre a Boeing e a Embraer é muito bem-vinda”. “O Governo apoia, mas a Embraer não pode perder o controle porque aqui o controle remete a uma questão de soberania nacional”, frisou.
Em entrevista à Rádio Folha, o ministro alegou que “para defender os seus interesses, um país precisa ter base industrial”. Além disso, a fabricante de aviões brasileira também é responsável por uma série de projetos de interesse nacional. “A Embraer é a empresa que desenvolveu o controle espacial do Brasil e o reator nuclear para o submarino de produção nuclear, tem parceria no satélite que acabamos de lançar, desenhou a arquitetura do sistema integrado de monitoramento de fronteias e está no centro do nosso cluster de inovação, tecnologia e conhecimento. Por tudo isso, não pode ficar subordinada à decisão estrangeira”, concluiu, dizendo que nenhum país do mundo vende empresas que têm essa importância.
FONTE: Folha de SP
Na verdade Meireles nos bastidores trabalha para acabar com 9a Golden share e entregar de vez. Claro que Negrão até enfim fazerem como Alcântara. Depois me cobrem.
Simples assim. É uma empresa que foi criada e cresceu graças ao apoio do governo e das FFAA. Detém um polo concentrador de tecnologia e pesquisa, agregando empresas satélites e apoiando centros de pesquisa e desenvolvimento da comunidade acadêmica. Foi desvalorizada apenas para ser privatizada, tal como aconteceu com a Vale. Estatais dão certo quando tem autonomia administrativa e de planejamento, com a Petrobrás, BB, CEF, FURNAS e tantas outras. Na França há Dassault e a DCNS que são estratégicas e jamais serão vendidas. O problema é a ingerência política e cabide de empregos, além da cobiça estrangeira. Foi investida apenas dos batedores. O maior avanço ainda está por vir.
A EMBRAER foi uma empresa criada pelo Estado Brasileiro e que para se firmar recebeu encomendas do ente que a criou. Ocorre que quando foi privatizada estava em situação financeira crítica, pré-falimentar. Assim a privatização foi absolutamente necessária, tanto que nas mãos da iniciativa privada a empresa prosperou e hoje é a terceira maior fabricante de aviões do mundo. A conversa de que a empresa teria sido “desvalorizada” não se sustenta nos fatos, salvo entre os arautos do atraso estatista que clamam agora pela estatização da EMBRAER em artigos mal escritos na famigerada Carta caPiTal….
Esse ódio da Carta caPiTal está lhe consumindo e acabará por te matar de cancer, porque segundo pesquisas, o ódio gera o tão famoso cancer.
Cuide-se.
Rapaz, eu não tenho ódio da carta caPiTal não mas sempre que posso desmascaro a desonestidade intelectual da mesma. Captou?
Então meu amigo, comece a desmascarar uma boa parte do Brasil, porque o que existe de pessoas a serem desmascaradas… Não é só a Carta caPiTal não, ledo engano em pensar que tudo que tem P e T representa sinal de corrupção, se olhar com mais atenção na história de nosso país, verá que nosso problema é crônico, a arruaça que fizeram, era só para tirá-los do poder, e concentrar gente de pior espécie, como era antigamente.
Problema de corrupção existe no mundo inteiro, e se fizer um pente fino em todos os países, verá a podridão que é o meio político, em virtude de homens doentes ocuparem lugares de destaques.
Pense no assunto, use o cérebro que Deus lhe deu e raciocine melhor sobre muitas questões, pare de acreditar que só existe corrupção na turma do P e do T, podridão meu caro, existe em qualquer lugar, até dentro de nossas famílias.
Cartacapital, Brasil247, revista forum, o vermelho, paulo henrique amorim, pragmatismo político, operamundi, O tijolaço, diário do centro do mundo, GGN,cartamaior entre outros sites, são apenas 1 plataforma, todos esses sites citados tem um mesmo dono, um mesmo financiador. Todos os citados trabalham para o mesmo grupo.
Particularmente acho terríveis, são sites extremamente eivados de carácter políticos e não técnico. Eu não quero ouvir aquilo que me agrada, quero ouvir o certo. Não interessa minha opinião, interessa a verdade…ter opinião própria sobre algo é irrelevante, eu não quero ser proprietário de opiniões, quero saber aquilo que é certo…
Sites como UOL, G1, Terra, MSN, folha de SP, Veja, BBC, El pais são tão ruins quantos os sites citados acima…
Esses últimos tem corrente política similar aos de cima, no entanto, são muito mais discretos, tentam fingir não ter corrente etc…justamente por isso chamam as outras mídia de FAKE NEWS, as mídias citadas se escondem na farsa da mídia tradicional.
Nunca me esqueço da primeira vez que eu li o site Brasil247, o assunto era dívida pública, devia ter umas 100 linhas, o texto inteiro estava errado e pelo menos umas 20 linhas atacava o ex-presidentes e terminava o texto dizendo que a Dilma estava consertando as contas do país kkkkkkk o texto era terrível…depois eu descobri que pertencia ao partido. E eu lendo o texto inocentemente.
Essa é a minha opinião sobre esses sites.
Foi desvalorizada apenas para ser privatizada kkkkk
Você trabalha no setor público? Eu já fui servidor público nas três esferas de governo e afirmo categoricamente: Setor público não funciona! O problema do Brasil não é apenas a privatização da Embraer, o problema é a falta de privatização que ocorre no país, é preciso um governo de coragem que venda pelo menos 1/3 da administração pública brasileira. É preciso uma administração pública pequena e profissional trabalhando em setores estratégicos para a COLETIVIDADE. Produzir chips, armas, aviões, placas de aço, pneus, computadores, telefones, energia etc…não são funcções de ESTADO, mas sim funções de mercado! Tanto a Vale, como a Embraer e todas as outras empresas privatizadas estavam simplesmente QUEBRADAS, empresas locatas de cabides de empregos no ESTULI PETRÓBRAS, corrupção em todos os contratos, ineficiência, ingerência política, falta de planejamento, inércia nas decisões, dividas gigantescas. Muitas estatais vendidas tinham mais dividas do que o preço que foram compradas em leilão, algumas deviam 6 vezes o valor de leilão.
A Embraer não cresceu e não sobrevive do governo brasileiro, basta ver os contratos da empresa, de longe o maior cliente da Embraer são empresas dos EUA e de outros países, as FA do Brasil tem uma participação extremamente pequena na vida diária da Embraer.
Essa retórica contra privatização é de cunho político, a mesma política que corroe a vida dos brasileiros, a mesma política de aécio, Lula, Dilma, temer e todos os seus amiguinhos que fazem desse país um asno de insignificância global e evidência péssimos indicadores sociais.
estão preocupados com produção de avião e barril de petróleo, mas não há remédio nos postos de saúde, educação terrível com viés de doutrinação política, mais da metade da população não tem saneamento, 1/3 do país vivendo de esmola estatal (bolsa familia) e o padrão de vida do brasileiro não sobe nunca.
A mesma classe política que resiste com todas as forças não privatizar, é a mesma que tem o poder de indicar milhares de cargos com elevadíssimos salários para compor os quadros de gestão de tais empresas…no fim tudo acaba igual a Petrobras – 500 bilhões em dívida, dezenas de projetos mal feitos ou atrasados, corrupção sem iguais e um dos piores e mais caros combustíveis do mundo.
Petrobras, BB, CEF e Furnas deram CERTO???????
Furnas e Petrobras são tomadas por corruptos, péssimos indicadores de desempenho…Furnas é loteada por pessoas do PSDB e PT, Petrobras 50% era PT e o resto PP, PMDB e PSDB. essas 2 empresas estão longe de ser referência nas suas áreas.
BB é uma empresa privada, cotada em Bolsa, tem pouquissima intervenção estatal.
CEF tem inúmeros problemas de corrupção e ingerência política, vem sofrendo demais com rombos em diversas frentes, inclusive na área de previdência dos servidores, alguns do PT roubaram milhões do fundo dos servidores da CEF.
Até onde sei a Dassault é de uma família francesa. DCNS não conheo, mas parece ser uma empresa extremamente corrupta nos campos de atuação e é totalmente dependente de tais contratos, assim como uma espécie de monopólio de vendas para o governo francês.
Sou servidor público e acredito em uma Administração Pública totalmente diferente da qual temos hoje…e essa administração será alcançada com a venda do Estado brasileiro, corte de salário de servidores, fim de privilégios, aumento de aposentadoris, flexibilização, aumento dos mecanismos de controle, leis específicas de criminalização da corrupção por parte de servidores através de atenuantes etc…
Cara, não vou nem terminar de ler seu discurso porque só o começo me deu enjoo…
O grande problema do brasileiro é que quando entram para a esfera pública, entram com o pensamento infantil e egoísta de que lá não se trabalha, se ganha muito para não se fazer nada, e depois vem a público dizer que as instituições não prestam e que tem que ser vendidas todas elas.
Ora, se a pessoa já entra com esse pensamento. o que esperar das instituições? Que funcionem corretamente? Se o próprio ser vivo que entrou lá com sacrifício não dá a mínima para o trabalho que dele se deve, o que será de nós plebes?
Se você já trabalho em setores públicos, deveria dar exemplo de como uma instituição deveria trabalhar e ajudar os tantos que sofrem, esmagados pelo ganância e o preconceito daqueles que se dizem superiores.
Aceite um conselho, sejamos fraternos um para com o outro, ajudemos a unir esse país tão desunido, tão cheio de ódio, só a caridade leva ao progresso, se hoje tens condições, ajude quem não tem, quem sabe lá na frente não será retribuído quando a vida te derrubar.
Pense no assunto…
Eu não concordo com tudo o que o Ivan escreveu mas ele está certíssimo em apontar que empresas estatais, especialmente aqui no Brasil, acabam servindo como antros de corrupção. E no caso da EMBRAER, uma simples comparação do que a empresa era quando estatal e como é hoje mostra o acerto que foi privatizá-la
Mas é claro que ele está certíssimo, para quem alegra-se em vender tudo o que temos, somente um ser irracional o desprestigiaria.
Mudemos nossas mentalidades senhores, apenas uma mudança interna, pode salvar esse país, uma mudança do ser, porque de seres utilizando o intelecto para benefício próprio, estamos cheios e fartos!
Continuando: Um ponto muito relevante é lembrar que algumas organizações, principalmente militares, não aceitam elementos de fora nos seus quadros.
O EB, a Marinha e a Aeronáutica, até onde sei, não tem interferência política de agentes externos, os militares são administrados por militares concursados e não pessoas indicadas pelo político X ou Y.
A Polícia rodoviária federal, a PF, as policias civis e militares, até onde eu sei, não tem agentes políticos em seus quadros, apenas os seus chefes (secretários) são indicados pelos governadores ou presidente.
Isso é fundamental para dar um caráter técnicista para a administração, sem politicagem, administração sendo administração!
Se a gente conseguir tirar toda essa indicação política da administração a coisa melhora uns 50%. O problema é que eu não consigo ver um político fazer isso kkkkkk
Abraço e tudo de bom!
Eu sou formado em Administração Pública, tenho especialização em gestão pública, sou acadêmico de economia…sou servidor público e estudo para concursos públicos.
Tento ser a melhor pessoa possível no desempenho do meu trabalho, jamais sequer imprimi uma folha com a impressora do setor onde trabalho, faço tudo dentro das leis, sempre tento ser o melhor profissional possível, até hoje nunca faltei o trabalho, vou trabalhar nos piores dias que estou doente.
Só que tem um porém, na administração pública atua, exceto as militares, as chefias, secretarios, os diretores, os coordenadores etc…não são servidores públicos, são pessoas indicadas politicamente.
Eu não tomo decisões no ambiente de trabalho, eu não tenho esse poder. Quem tem o poder de tomar decisões são justamente os cabides de empregos.
Quem você acha que são essas pessoas? Certamente, pelos escândalos de corrupção que observamos no país, são as piores pessoas.
Temer, Dilma, Lula, Aécio, Calheiros jamais irão colocar pessoas sérias nos altos cargos da administração pública, eles vão colocar/indicar justamente as piores pessoas para fazer justamente o trabalho SUJO.
Eu nãofalo isso com alegria, eu não concordo com isso e não quero isso!!!
Rodolfo, eu concordo com você que o correto seria justamente MUDAR a forma de gerir essas empresas, mas eu sinceramente não acredito nessa mudança e nem acredito em outras mudanças. Eu acho quevai continuar do jeito que está…
Tem um vídeo muito bom na internet, 28° Fórum da Liberdade- Demétrio Magnoli, trata justamente desse tema, a ingerência política no setor público, ele diz que necessitamos ESTATIZAR o ESTADO, ou seja, precisamos retirar dos orgãos do Estado, das estatais, das empresas públicas os agentes políticos.
Política apenas nas casas populares (Câmara, congresso, conselhos etc…) e não dentro dos orgãos públicos.
Atualmente meus chefes são todos indicados pelo prefeito da minha cidade, eu não tomo decisões, eu sou apenas um GADO para esses indicados do prefeito.
Peço desculpas pelo meu comentário anterior, realmente eu fui extremista, não quis necessariamente dizer que devemos renunciar de estatais boas e que devemos negar aquilo que existe de bom…mas é preciso repensar muita coisa, é preciso dar prioridades, o Brasil quer fazer tudo e não faz nada bom, nada de qualidade.
Antigamente cada Estado da federação tinha um banco, será que isso é necessário? O Brasil produz chips, será que é necessário? Antigamente tinhamos a estatal que produzia motores, produzia aparelho telefônico.
Será que não é melhor dar prioridade para a saúde? contratar mais médicos, enfermeiros…? Investir mais nas Universidades? Contruir rodovias, ferrovias…criar bolsas de estudo para os jovens sem condição financeira?
Acho que alguns setores são mais importantes que outros.
Novamente peço desculpas pelo meu comentário anterior, realmente eu fui extremista e não concordo com tudo o que eu escrevi.
Abraço e tudo de bom!
Concordo com sua visão e seu pessimismo sobre os setores públicos e políticos Ivan. Qualquer aperfeiçoamento de verdade na esfera política só virá de fora pra dentro (na marra), pq eles próprios não o farão por motivos óbvios.
Meu Caro Moraes,
Veja o que ocorreu com a NASA, uma estatal do espaço (ligada a Ciencias Espaciais) financiada pelo governo( era estatal porque não era um negócio e não dava lucro), Na era Obama se abriu o mercado espacial (lançamentos) as empresas privadas. Daí nasceu a SpaceX quem em pouco tempo desenvolveu novas tecnologias e por primeira vez um foguete voltou a ser usado e re-usado. Tudo isso por uma fração do preço que os fornecdores da Nasa cobravam. Agora me conte um caso do qual uma empresa privatizada no Brasil falhou?