Foi realizado no período de 13 de novembro a 04 de dezembro, o comissionamento, processo de testes e aceitação final do shiplift (elevador de navios) que será empregado no lançamento dos submarinos ao mar e no recolhimento para manutenção.
Durante a fase de testes, ocorreu também, o treinamento dos futuros operadores do elevador de navios. O trabalho foi executado sob a supervisão da Coordenadoria-Geral do Programa de Desenvolvimento de Submarinos (COGESN) e contou com a participação da empresa norueguesa TTS Syncrolift AS, fabricante do equipamento; da Itaguaí Construções Navais (ICN); da Naval Group e a da Sociedade Classificadora Lloyds Register.
A empresa Lloyds Register foi a responsável pelo acompanhamento e aprovação das fases de projeto, fabricação e testes de fábrica do equipamento. Os testes de operação e carga foram realizados de acordo com o procedimento aprovado e certificado pela empresa classificadora.
O shiplift faz parte das instalações do Complexo Naval de Itaguaí e sua prontificação é fundamental para possibilitar o lançamento ao mar do Submarino Riachuelo, previsto para ocorrer em 2018. Instalada em área marítima, a plataforma elevatória possui 110 metros de comprimento por 20 metros de largura e sua estrutura suporta cargas de até 8 mil toneladas.
FONTE:Fórum Defesa Brasileira
Jr,
teremos 4 submarinos novos, de última geração, ainda que com alguns meses de atraso.
Augusto, pelo que li por ai, a MB postergou de novo, era para ser na metade de 2018 ( junho/julho), agora vai ser no final de 2018(dezembro) fiquei tão desanimado quando li isso hoje de manhã. Pelo menos essa matéria do Padilha tirou um pouco do meu desanimo
Vamos avançando! Contando os meses para ver o primeiro Scorpene BR ao mar.
Uau! Que bacana, Parabéns ao DAN, parabéns Padilha.