O programa M-346 da Leonardo alcançou um marco importante no seu desenvolvimento quando, na semana passada, lançou com sucesso um míssil ar-ar AIM-9L Sidewinder, realizado no polígono de Salto di Quirra, ao largo da costa da Sardenha.
O teste completou uma série de atividades de separação de carga já realizadas no ano passado com bombas de queda livre e guiadas, e com a qualificação já alcançada do pod de reconhecimento RecceLite e o do canhão.
A integração e o teste de um misssil ar-ar constituem, acima de tudo, em uma aeronave com controles de voo Fly-by-Wire, uma tarefa muito complexa, envolvendo interferência aerodinâmica, entradas de ar do motor, o sistema de controle de voo, de aviônica e elétrico, entre outros sistemas gerais da aeronave.
O objetivo principal do teste foi a validação da separação segura do míssil da aeronave, com verificação de que não houve efeitos da queima do míssil nas entradas de ar e nas estruturas da aeronave, bem como não houve efeitos sobre a funcionalidade do míssil e que a qualidade do voo da aeronave permaneceu inalterada.
O teste foi realizado a uma altitude de 5.000 pés e a uma velocidade de Mach 0.8, usando o protótipo M-346 de propriedade da Leonardo, pilotado pelo piloto de testes Giacomo Iannelli.
A primeira análise dos dados coletados mostrou que o desempenho do sistema confirmou as previsões e expectativas.
FONTE e FOTO: Leonardo
A FAB deveria reviver essa parceria com a embraer e a aermacchi e construir uns 100 desses jatos para substituir o AMX A1 na funçao de ataque e reconhecimento e treinamento avançado
Interessante!