O porta-voz da Marinha, Enrique Balbi, assegurou que o “ruído constante”, gravado horas atrás no Atlântico Sul, não veio do submarino ARA San Juan, que estádesaparecido com seus 44 tripulantes desde a quarta-feira passada, apos perder todas as suas comunicações com as bases em terra.
“O ruído constante não corresponde a um submarino”,informou Balbi em uma coletiva de imprensa depois de analisarem o ruído registrado por dois navios nesta tarde.
Ele acrescentou: “Não corresponde a um padrão de golpes no casco, pode ser um ruído biológico”.
No entanto, Balbi disse que “a navegação dos navios oceanográficos e do navio polar brasileiro será usada para que não haja dúvidas antes de se descar que o ruído não é de um submarino e que não seja uma batida no casco em código Morse”.
O “ruído constante” foi detectado “na altura da península de Valdés, a 360km da costa, na borda da encosta, onde há uma profundidade média de cerca de 200 metros”, disse Balbi, porta-voz da Armada Argentina.
Balbi também imformou que “o esforço de busca continuará até o submarino ser encontrado”.
Ao mesmo tempo, ele estimou que “pode ainda faltar cerca de 20%” da área de busca ao submarino. E ele não excluiu a possibilidade de refazer a busca na área onde o submarino já havia sido procurado.
FONTE: Clarin
Os ruídos captados podem ser de aparelhos rastreadores instalados por Biólogos marinhos em algumas baleias !
E a cada hora que passa o drama vai se transformando em tragédia. Muita Paz e muita Luz aos irmãos argentinos neste momento difícil.