A US Navy – Marinha dos estados Unidos, preparou o Submarine Rescue Diving and Recompression System (SRDRS) para a eventualidade do mesmo ser exigido nas buscas pelo submarino ARA San Juan.
O U.S. Navy Undersea Rescue Command recebeu instruções para aprontar o submarino de resgate na eventualidade de receber um pedido formal de assistência por parte do governo argentino.
O Submarine Rescue Diving and Recompression System (SRDRS) é um sistema de salvamento submarino remotamente controlado, com facilidades de descompressão e aerotransportabilidade que pode operar a uma profundidade de até 650 metros e resgatar 14 marinheiros por vez.
FONTE: Fuerzas de Defensa Argentinas
Felipe Morais, recolha-se a sua insignificante pessoa, inexpressivo ou ao, tenho mais e melhores elementos para um debate do q voce reles coadjuvante e tolo. Nao tem a minima condicao de entrar em assuntos inerentes as FAs. Nao preciso destacar o que fui ou sou profissionalmente. Qto as FAs….enquanto vc ainda estava em projeto para nascer, eu ja vivia a muito tempo e com muito orgulho fiz o meu servico obrigatorio num dos ramos das FAs…..e voce……..Fui atuante na industria onde fiz minha carreira ja encerrada e voce……ja rodei o mundo em atividades profissionais e a turismo….e voce….enfim, o debate se fez entre 2 pessoas com variaveis divergentes e isso nao significou opiniao contraria no todo.mas dentro da respeitabilidade possivel. Mas voce mero observador vem aqui agredir de forma estranha e sem justificativa. Recolha-se a sua insignificancia ou de sua opiniao baseado em sua gde sabedoria e conhecimento . Alias….gde conclusao a sua sobre o Felinto Perry estar no Brasil…..morri de rir……alem de nao entender o q foi escrito, tbm nao soube comentar, nao foi isso ou sobre essa condicao que comentei e ate certo ponto divergi do Andre. Passe bem ..Brasil, pais de tolos, omissos e ignaros.
André, não perca tempo com esse Zé Ninguém.
Esse ai, provavelmente nunca nem entrou no mar, quem dirá ter ideia do que é uma busca dessas no meio do oceano.
O Felinto estava no RJ porque sua missão é resgatar subs brasileiros e não estrangeiros. Está sempre disponível para operações de nossos subs. Após ser pego de surpresa, como todos foram, e diante de todos os trâmites políticos/burocráticos, ao receber autorização, logo em seguida seguiu rumo ao local do desaparecimento.
Seja menos emotivo rapaz.
Não tenho dúvidas quanto a capacidade técnica e operacional da Marinha do Brasil. Apesar das críticas, como bem colocado por alguém, críticas de youtubers que vive na europa e ler wikipedia; a nossa Marinha realmente não está no topo dos melhores navios de guerra do mundo, isso comparada com a Marinha Americana, mas está entre as melhores do mundo, por isso foi enviada para o Líbano e participa ativamente de exercícios militares, inclusive com os EUA. É fato que deveríamos ter o triplo de investimentos, mas o que temos é bem empregado por nossas forças. A FAB Também detém os melhores aviões do continente. Vamos aguardar, tenho certeza que a Marinha Brasileira obterá sucesso.
Andre….ate onde esta publicado aqui e acola, ate agora os meios q vc cita enviados pela MB sao a fragata Rademaker (que alias ja estava no meio do caminho), o naio de operacoes antarticas (que tbm ja estava por aqueles lados), entao…comparar alhos c bugalhos e prato cheio hemmm…..US Navy nao tem comparacao e pode ter certeza q a nossa MB perde feio tbm da US COST. Vc quer porque quer comparar o equipamento e os meios para transportar o sub de resgate la nos USA com o que tem a MB…uauuuuuuuu…Vc tem tanto contatos c elementos das FAs qto quase todos por aqui, eu inclusive…entao nao eh seu privilegio. Qto ao desgoverno que temos por aqui a mais de 35 anos, nao tem novidade alguma, a nao ser q piorou e muito apos 2005. Sim, goevernates tem culpa e muita, mas um povo omisso e covarde, juntamente com comandantes das FAs tbm despreparados e coniventes c a atual penuria ao ponto de nao tomarem as devidas providencias q lhes sao concedidas pela constituicao e leis , beira a outro adjetivo (nesse caso cito a MB). Entao Andre, aqui nao tem vira latismo algum, os fatos continuam a saltar a vista de quem nao eh cego e muito meos complacente, nesse momento sao os amis argentinos q estao precisando de ajuda e nao tem os meios disponiveis, mas sera q amanha poderemos ser a bola da vez e nesse caso a propria MB estara preparada de fato para essa emergencia……Outra coisa, ajuda eh ajuda e nao eh vergonha alguma pedi-la a quem tem o know how para isso. Enquanto isso e ate onde li no momento, o Felinto Perry ainda esta la na Baia de Guanabara……….Elogios qdo cabem sao feitos sempre, nao custa nada, mas criticar pontualmente e ciente do fato , nao machuca ou incomoda, servem como ponto de partida para o devido mea culpa e correcao de rumos, o que parece q ainda nao aconteceu por parte dos almirantes da MB. Ufanismo cego tbm eh prejudicial. Sds
PS. o maximo q faco eh frequentar esporadicamente o circulo militar aqui na cidade que resido e onde muito se discute questoes inerentes ao EB e Brasil. Por outro lado, tem o filho de um gde amigto piloto da FAB que conheco desde q nasceu e hoje ja deve estar se arrumando para ir para Brasilia apos a desativacao da BASP
(antigo ETA 14 Carcara), entao posso eventualmente tecer comentarios sobre a penuria atual das FAs e isso apos comentarios informais destes oficiais……..o pior cego eh aquele que nao quer enxergar.
Caro Celso, quem é perfeito nesse mundo? Recentemente os próprios americanos tem vacilado com seus principais navios de combate. Também não gosto das farras que se fazem com o dinheiro publico mas a despeito dessa situação decepcionante dê uma olhada no post aqui do DAN sobre os meios que a Marinha e Força Aérea enviaram para a Argentina. Pelo menos nossa realidade nua e crua nesse aspecto é melhor do que a dos argentinos.
Mas percebi que seu argumento é desconexo. Primeiro reclama que o submarino de resgate americano é o máximo em relação ao Brasil. Depois muda o discurso dizendo que as forças armadas são despreparas para operar seu próprio arsenal e incapaz de apoiar missões externas. Quer dizer, qual é a crítica afinal?
As forças armadas são reconhecidas internacionalmente pelo profissionalismo, atuam em missões de operação de paz, realizou operações de combate a incêndio recentemente no Chile, existe os CIGS também reconhecido internacionalmente, projeta avião de transporte visando o mercado externo, tem os Super Tucanos mostrando as garras mundo a fora etc.
As forças armadas podem ter os defeitos que tem Celso mas nem a própria Argentina pode se dar ao luxo de recusar esse aparato todo que está á disposição deles. Quem está tampando o sol com a peneira cidadão? Desde que tenho contato com meios militares o que mais leio nessa área é dificuldade das forças armadas, onde o governo, que você nem menciona, é o que mais prejudica essas instituições – e não é de hoje!
Entendo seu ponto de vista que é o de todos que querem ter seu dinheiro bem empregado pelo poder público mas colocar a conta apenas nas costas das forças armadas e subestimar o preparo deles me parece injusto. Se procurar um submarino do porte do San Juan nesse oceano já é um desafio que dirá um avião!
Prezado Andre, sem entrar em polemicas….mas com todo esse equipamento q vc cita, pqe ate hoje nao encontraram os restos do A 4……o problema tvz nao esteja no equipamento, mas sim nos meios humanos q os manejam….outra coisa, uma MB e outras instituicoes aparelhadas de individuos q nada produzem por inumers razoes, como eh que poderia responder a uma emergencia desse tipo em outro pais…..O Felinto Perry esta la no meio da Baia de Guanabara…..fazendo o que mesmo………..no minimo levara 4 dias para chegar na regiao e isso se a agitacao do mar o permitir, pois parece que no momento o mar esta salpicado por onda de 7 metros…..enfim……a quais econceitos voce se refere qdo a realidade eh nua e crua, nao da pra tampar o ceu com peneira. Nossos meios em todos os niveis nao nos servem sem o treinamento adequado e continuo……entao, onde foi parar a grana para isso……….e nao me venha com trololo, a MB e as demais instituicoes de defesa nesse pais administram pessimamente seus recursos e sao os maiores responsaveis pela inoperancia. Nao eh fofoca….eh fato. Sds
O que tem a baixo da linha do Equador Celso? Se está se referindo ao Brasil saiba que a marinha teve um navio “tender” chamado Ceará para auxiliar a operação dos antigos submarinos e atualmente tem um navio de socorro de submarino chamado Felinto Perry, onde todos os submarinos do Brasil já passaram por um exercício de acoplamento com seu silo de resgate, inclusive com observadores americanos. Ele é equipado com câmara hiperbárica para descompressão dos corpos e veículo remoto de operação.
Eu não descartaria nem a operação do Vital de Oliveira para varredura e coleta de indícios do submarino caso fosse necessário uma pesquisa mais técnica. Possuindo 28 equipamentos de pesquisa oceanográfica, onde em média os navios dessa categoria tem entre 4 a 9, “ele não deixa a desejar de forma alguma com sua estrutura disponível” segundo um pesquisador do INPE, equipamentos de ponta que não deixam a desejar para os melhores equipamentos do mundo segundo o capitão, ou “um navio sem precedentes perante os outros do país” – outro pesquisador – (quer dizer, além de ter outroS, ainda é melhor que esses outros).
Alguns equipamentos são sonar de varredura lateral, ecobatímetros multifeixe e veículo operado remotamente, instrumentos que operam em tempo real etc.
Justamente por ser um navio de uso científico projetado para investigar e mapear o que se passa no fundo do oceano o uso dessa técnica avançada pode contribuir com os esforços de resgate. Isso sem falar do Almirante Maximiliano, Ary Rongel etc.
Pior do que o preconceito de estrangeiros sobre o Brasil é o preconceito dos próprios brasileiros. Você me faz lembrar uma homem que tem um canal na internet que vive nos EUA e só sabe criticar o Brasil, mas não está aqui para ajudar a melhorá-lo. Não vá na onda desses comentaristas que só criticam por criticar, Celso. Pesquise, busque fontes alternativas e não os mesmos de sempre antes de opinar para não cometer injustiças com seu próprio país.
Enquanto isso abaixo da linha do equador se encontra a segunda melhor e mais capacitada força SAR (Search and Rescue) das Américas, perdendo apenas para os EUA.
Boa sorte a MB e todos os envolvidos.
Por falar nisso, o que pode ter acontecido?
As buscas estão sendo feitas da forma adequada?
Se afundou qual a forma mais prática de procurar?
Se afundou radar de superfície não resolve.
Como vasculhar o fundo do oceano de forma rápida de modo a conseguir resgatar sobreviventes?
Acreditando-se q esse sub tenha sofrido uma pane eletrica e agora esteja no fundo a menos dos 300 mts permitidos, por qto tempoo mesmo podera manter a atmosfera de oxigenio no mesmo….isso sim eh importante para se saber a real situacao para eventuais sobreviventes.
Isso sim eh um sub de resgate…….enquanto isso abaixo da linha do equador…………..