Campo Grande (MS) – Militares da Brigada de Infantaria Pára-quedista, com sede no Rio de Janeiro (RJ), participaram, entre os dias 11 e 23 de setembro, de etapa de testes de um dos protótipos do KC 390, nova aeronave multimissão que está sendo desenvolvida pela Embraer. É o maior avião militar já produzido no Brasil. A ideia é que a nova aeronave possa substituir, com o tempo, o avião C-130, o “Hércules”, com recursos mais modernos e maior capacidade de carga e velocidade.
O Comandante da Brigada de Infantaria Pára-quedista, General de Brigada Kleber Nunes de Vasconcellos, acompanhou os testes. “Para nós é fundamental essa participação, tendo em vista que essa aeronave vai trazer uma nova dimensão para a aviação de transporte do Brasil e certamente nós seremos beneficiados por isso, porque uma das vantagens da nossa tropa é o deslocamento estratégico. É fundamental o apoio da Força Aérea Brasileira com uma aeronave de grande porte”, salientou.
O diretor do projeto do KC 390 na Embraer, Paulo Gastão Silva, explicou que a empresa está realizando uma série de ensaios e de testes necessários para a certificação do modelo, que conta com dois protótipos. A Força Aérea Brasileira (FAB) deve receber o primeiro avião de linha em junho de 2018. “A participação da tropa paraquedista é essencial, tanto para o desenvolvimento, como para o ajuste fino do projeto e a certificação, já que o lançamento de paraquedistas é uma das principais funções do KC 390”, afirmou.
Já o Coronel da Força Aérea Samir Mustafá, gerente do projeto do KC 390 na Comissão Coordenadora do Programa Aeronave de Combate (COPAC), destacou que a aeronave trará um incremento na capacidade de fazer operações humanitárias, de transporte aéreo-logístico e de abastecimento em voo. “Esse incremento também se traduz na capacidade de a indústria brasileira desenvolver uma aeronave tecnologicamente avançada, com o potencial de recursos humanos brasileiros sendo utilizados e o incremento da nossa base industrial”, reforçou.
O exercício em Campo Grande empregou, além dos paraquedistas do Exército, militares da FAB, da Marinha e a equipe de profissionais da Embraer. Em 2016, foram promovidos testes semelhantes em Campo Grande, nos quais os participantes, inclusive a tropa paraquedista, puderam fazer sugestões para o modelo. Os dois protótipos do KC 390 devem acumular, ainda, 2.400 horas de voo e a campanha de certificação estará completa no final de 2018.
Fonte:Agência Verde-Oliva
Fotos: SD Rafael
Gilbert e Jorge nós temos um Blindado desenvolvido para isso o OGUM da Engesa , embora com blindados idênticos na Suécia , Alemanha ( wiesel ) e Rússia , aqui nunca nem foram testados , são porta morteiros, anti carros , de trans´porte , antiaéreos , etc , este Guaraní , ridículo até de nome , deveria ter somente uma versão, a 8 X 8 !
Gilbert, nunca! Os blindados russos lançados por paraquedas apresentam peso inferior ao Guarani.
Quando que a gente vai lançar um Guarani de para-quedas de um KC-390?