A Helibras entregou no final do mês de agosto mais um Fennec modernizado para o 1º Batalhão de Aviação do Exército (1º BAvEx). Esta foi a segunda aeronave entregue no ano e a 16º do contrato firmado em 2011, que prevê a modernização de 36 unidades.
O helicóptero, na versão militar do tradicional Esquilo, ficará baseado em Taubaté (SP). A aeronave modernizada, que está sendo utilizada no treinamento dos pilotos para familiarização, recebeu um Sistema Glass Cockpit, novos Sistemas de Comunicação e Navegação digital, Piloto Automático dois eixos, novo Braço de Armamento, entre outros.
Em 2017 está prevista ainda a entrega de outras duas unidades modernizadas do Fennec.
Juarez, o EB adquiriu, em 1986, 16 Esquilos. Na década de 90 adquiriu 20 Fennec. Desse total de 36, 4 se acidentaram no decorrer dos anos, mas suas células foram preservadas, pois poderiam ser recuperadas, o que está sendo feito agora, junto com a modernização das células. Com isso, voltarão a ser 36 no total, mas serão todas padronizadas.
Aproveitando o embalo, dos Pantera foram adquiridas 36 unidades, mas duas tiveram perda total, ou seja, não passíveis de recuperação. Com isso, o programa de modernização dessas aeronaves engloba 34 células. Dessa aeronave, parece-me que já foram entregues 9 modernizadas.
Um abraço.
Há previsão para operar misseis AC agora?
Não tem algo errado na reportagem? Se não me engano o EB tem 16 Fennec no invetário, o restante é Esquilo
Não Juarez. As aeronaves são da AvEx, mas foram modernizadas, então a notícia é sobre a entrega da última que foi modernizada. Vamos acompanhar mais o DAN pq isso já foi postado aqui.