No final de agosto, o H145M realizou seu primeiro voo com o sistema de armamentos HForce em Donauwörth, Alemanha. O sistema modular de armamentos foi projetado pela Airbus e pode ser adaptado a todo tipo de armamento guiados e balísticos, como mísseis e foguetes guiados a laser, metralhadoras e foguetes. A qualificação operacional do HForce, para uso no H145M está prevista para 2018.
“Os próximos passos antes da qualificação incluem uma campanha de tiro, testando todo o espectro da missão de fogo com metralhadoras, canhões e foguetes na Hungria, bem como testes dos foguetes guiados a laser na Suécia antes do final do ano”, disse Jean-Luc André, Gerente do Programa HForce da Airbus Helicopters. “Como cliente de lançamento do H145M com o sistema de armamentos HForce, a República da Sérvia encomendou nove aeronaves H145M, incluindo quatro helicópteros de ataque equipados com HForce”, acrescentou.
O HForce é um sistema abrangente de armas modular e econômico que pode ser usado em qualquer versão militar da gama de helicópteros da Airbus (H125M, H145M e H225M). A flexibilidade do sistema de gerenciamento de armas permite que as Forças em todo o mundo complementem suas frotas com versões especializadas de helicópteros leves de ataque.
O H145M é a versão militar do testado e comprovado helicóptero que teve sua primeira entrega em 2014. Toda a frota de H145 já registrou mais de 60 mil horas de voo. Com um peso máximo de decolagem de 3,7 toneladas, o ágil e leve H145M de ataque, atende perfeitamente as necessidades das Forças Especiais, pode ser usado para uma ampla gama de tarefas, incluindo reconhecimento armado, apoio a fogo terrestre, escolta, transporte tático, MEDEVAC e CASEVAC.
Entre os clientes do H145M estão as Forças Armadas Alemãs – que em junho receberam o seu 15º helicóptero H145M LUH SOF – bem como a República da Sérvia e o Reino da Tailândia.
FONTE: Helibras
Wiltgen,rs e olha que esse mosquitinho que vc citou leva armamento pesado pro tamanho dele, misseis hell fire e tal (o sistema dos braços que sustentam as armas que mais parece uma tábua atravessando de um lado ao outro da aeronave), nossos Fennec creio serem sub armados pois os mesmos em forças francesas são vistos melhor armados até com misseis ant carro e estes agora modernizados poderiam ser melhor usados pelo EB com a aquisição de pod’s lançadores de misseis .
Seria um bom heli utilitário para substituir os esquilo bí-turbina e os derradeiros huey
Não imagino como um heli com uma frente toda de vidro como este passa alguma segurança aos pilotos em um combate viu e olha que o Gazele francês fez história. Pra marinha creio que o AW 109 seja bem mais helicóptero.
Tomcat3.7,
Imagina então o MH-6 Little Bird (nicknamed “Killer Egg”) do US Army… rsrsrsrs
Abs
Por falar nisso, aquele programa da MB para adquirir helicópteros de emprego geral e treinamento para substituir os Bell JET RANGER 206, nada né? Esse H145M seria um bom candidato?