No dia 10 de setembro de 2012, será assinado o Termo de Entrega de Lanchas-Patrulha do Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA) para a Marinha do Brasil (MB). Ao todo, o MPA está transferindo para a MB, por meio de cessão em caráter permanente, dezesseis embarcações, de acordo com os Termos de Cessão e Aditivo celebrados pelas referidas instituições.
As unidades serão utilizadas pelas Organizações Militares da Marinha componentes da estrutura da Autoridade Marítima Brasileira responsáveis pela implementação da Lei de Segurança do Tráfego Aquaviário (LESTA), na realização de Inspeção Naval. De forma prioritária, as embarcações serão empregadas na fiscalização da atividade pesqueira e no combate à pesca ilegal, em conjunto com o MPA e o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA).
A solenidade, que contará com a presença do Ministro de Estado da Pesca e Aquicultura, Marcelo Crivella, e do Comandante da Marinha, Almirante-de-Esquadra Julio Soares de Moura Neto, representando o Ministro de Estado da Defesa, será realizada na próxima segunda-feira, 10 de setembro, às 10h, na cidade do Rio de Janeiro, no Salão Nobre do Edifício Almirante Tamandaré – Praça Barão de Ladário, s/nº, 3º andar.
– Comprimento da linha d’água: 9,80m;
– Boca: 3,68 m;
– Calado extremo: 1,30 m;
– Contorno: 5,75 m;
– Capacidade de água doce: 250 litros;
– Motorização: 2 x Volvo Penta D6/HS 80A – 370 HP;
– Capacidade de Combustível: 2 x 600 litros (1200 litros);
– Deslocamento leve: 7500 kg;
– Deslocamento carregado: 9500 Kg;
– Pontal: 1,75 m;
– Pé direito da cabine: 1,95 m; e
– Capacidade de Lotação: 02 (dois) tripulantes e 07 (sete) profissionais não tripulantes.
FONTE: Centro de Comunicação Social da Marinha
O importante, esse ministério tem patrocinado a expansão do detestável PANGA!! Sim esse peixe do Vietnam, criado com mão de obra ultra barata, já virou Linguado por aqui, dizem que vc não alimenta o peixe mas sim a criação de patos logo acima, o PANGA come o que o Pato “produzir”!!!!
O ministério da pesca e por si só um absurdo, sedento de recursos e avido por mais tributos, mesmo o pescador amador que nunca vai usar uma rede na vida ficou cheio de limitações, mas de que serve um ministério se não regulamentar e taxar!!! Mais um na nossa conta!! Junto com outros aliados como Ongs e órgãos ambientais vão finalmente colocar limites nestes “riquinhos” que tem lanchas de pesca amadora, com menor cota, não valerá a pena sair 50-60 milhas mar adentro, então esses “riquinhos” irão desistir desta atividade, demitirão seus marinheiros e indiretamente: Hangaristas, mecânicos, eletricistas, laminadores, armadores, frentistas dos postos dedicados… Estas limitações são coisa de quem não entende nada de pesca, enquanto isso os pesqueiros de fato armam kilometricos espinhais e matam tudo que pegam! Realmente um absurdo!!