Nesta quinta-feira, 17 de agosto, o secretário da Marinha mexicana, Almirante Vidal Francisco Soberón Sanz, participou de uma cerimônia de uma moeda simbólica no estaleiro Damen Schelde Naval Shipbuilding (DSNS) em Vlissingen, Holanda.
Ele foi acompanhado pelo Secretário de Defesa Nacional, general Salvador Cienfuegos. A cerimônia é parte do processo de construção naval, tradicionalmente para atrair boa sorte para um navio em construção. Nesta ocasião, um Long Range Patrol Boat Damen Sigma 10514.
A Marinha mexicana é um cliente de longa data doestaleiro Damen e atualmente opera nada menos do que dez embarcações Damen em sua frota. O projeto para um Sigma 10514 foi assinado no início deste ano.
Tal como aconteceu com o navios anteriores da classe Sigma construídos para a Marinha da Indonésia, o navio para a marinha do México será construído de forma modular, com atividades de construção naval ocorrendo na Holanda e no México. Dois dos seis módulos serão construídos no DSNS em Vlissingen, enquanto os quatro restantes serão construídos em um estaleiro mexicano. Após a conclusão, os seis módulos serão integrados no estaleiro mexicano. Desta forma, o estaleiro Damen contribui para o desenvolvimento das capacidades de construção da indústria naval mexicana relacionadas aos sistemas de controle, propulsão e detecção.
Um porta-voz do Damen disse sobre o contrato: “Estamos extremamente orgulhosos de sermos escolhidos para este projeto de alto nível. Esta embarcação demonstrará mais uma vez as capacidades que o Damen possui para construir navios em qualquer país do mundo, atendendo aos requisitos do cliente. O Sigma 10514 desempenhará um papel fundamental nos planos da Marinha mexicana em modernizar sua frota”.
O navio Sigma 10514 foi projetado para realizar uma ampla gama de missões. O navio permitirá que a Marinha do México participe em exercícios internacionais, missões humanitárias e aumente a sua presença nas suas águas territoriais e Zona Econômica Exclusiva do país.
TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: DAN
NOTA DO EDITOR: Sigma 10514 em alguns sites europeus de Defesa é chamado ora como Fragata, ora como Corveta e agora pelo Damen de “Long Range Patrol Vessel”, gerando uma certa confusão para classificar o modelo. Solicitamos ao estaleiro a informação exata e a resposta é que o mesmo modelo pode ser uma corveta, fragata ou um OPV, dependo apenas dos sistemas embarcados a bordo. O modelo se for equipado com sistemas simples será considerado um OPV.
Enquanto isso, desde FHC, segue a única política de Estado consistente em relação à defesa e às forças armadas do Brasil: seu sucateamento e sua destruição final, entregando-nos de joelhos aos nossos saqueadores (Cuba – os promotores da desordem comunista na América – donos da Venezuela e da Nicarágua; China, Rússia e, quem sabe?, até a Bolívia e o resto da UNASUL).
Nem um OPV desses teremos.
Sou admirador como a grande maioria e nao um especialista, mas que se as tamandares sub armadas pra fazerem as funcoes ate de fragata, custarem 400 milhoes de dolares, devem ser revistas, se nao e outra copa outra olimpiadas, para os patos pagarem.
Obrigado, Lyw , lembrando que há diferenças de armamentos também e funções diferentes provavelmente.
Se tivéssemos certeza de que ainda há vida inteligente na Guanabara bay seguramente defenderíamos a tese, mas como temos sérias dúvidas disto, deixaremos a nau de “Tamandaré” seguir seu rumo, sabe- se lá Deus para onde.
Comparando com a Tamandaré:
Este navio terá 107m de comprimento, 14m de boca e deslocamento máximo de 2525t.
A Tamandaré terá 103m de comprimento, 12,9m de boca e deslocamento máximo de 2790t.
São realmente muito próximas em dimenções e deslocamento, sendo o modelo da Damen levemente maior, porém deslocando um pouco menos de peso que o modelo da Engepron.
As informações peguei na internet, não sou “especialista de plantão” e nem pretendo julgar qual é melhor.
So passei para ver os “especialistas” de plantão comentar sobre o brasil ter de desistir da tamandare para comparar uma dessas no mercado internacional kkkkkkkkkkkkkkk