O Governo português autorizou hoje (27), o início de negociações com a Embraer para comprar cinco aeronaves militares KC-390, utilizadas também para combate a incêndios florestais, e pediu uma avaliação da suspensão da modernização das atuais aeronaves C-130H.
A resolução do Conselho de Ministros, hoje publicada em Diário da República, com efeitos imediatos, se refere “até cinco aeronaves KC-390, com opção de mais uma”, e ainda a respetiva sustentação logística e um simulador de voo (fullflight simulator CAT D), para instalação e operação em Portugal
“Assim, reforçam-se as atuais capacidades de transporte aéreo, de busca e salvamento, evacuações humanitárias e apoio a cidadãos portugueses, entre o Continente e os Arquipélagos”, lê-se na resolução.
O executivo explica ainda que esta aquisição vai trazer capacidades adicionais de reabastecimento em voo e de combate a incêndios florestais, possibilitando “que Portugal disponha de aeronaves com funções de duplo uso (civil e militar), que respondam a necessidades permanentes do país”.
A salvaguarda dos “interesses essenciais de segurança” do Estado português é outra das razões para a compra das aeronaves militares, defende o Governo, que salienta assegurar assim a capacidade de transporte aéreo “estratégico e tático” das Forças Armadas Portuguesas e “reforçar a capacidade de apoio a missões” de interesse público.
A resolução do Conselho de Ministros determina ainda a elaboração, até o final de outubro, ou no prazo máximo de três meses, de um relatório detalhado que “identifique todos os aspetos relevantes e necessários à introdução do novo sistema de armas KC-390 na Força Aérea, com as possíveis opções para decisão final, incluindo as decorrentes da negociação com a Embraer, respetivos cronogramas, custos associados e com o objetivo de se atingir a Capacidade Operacional Inicial (Initial Operational Capability – IOC), até ao final de 2021”.
O ministro da Defesa é quem dirige as negociações com a Embraer e as negociações com outras entidades e quem constitui uma equipe – com representantes nomeados pelo Ministro das Finanças, pelo Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior e pelo Ministro da Economia – responsável pelo relatório.
O Conselho de Ministros decide ainda “determinar que o Ministro da Defesa Nacional avalie a suspensão da modernização das atuais aeronaves C-130H”.
Portugal esteve envolvido no projeto de desenvolvimento e produção do KC-390, um compromisso reforçado em 2011 pelo ministro da Defesa e a Embraer, num acordo visando uma potencial aquisição por Portugal de aeronaves KC-390, mediante o acompanhamento pela Força Aérea do desenvolvimento de configuração da aeronave.
Pode ter certeza Luiz Gabriel, a partir da primeira compra dos EUA ele será produzido nos EUA para uso lá e dos seus aliados,
Também acho que a compra deveria ser maior e que deveria ter um modelo KC-390-30 ou melhor KC-390-40 (com + 4 metros de comprimento na fuselagem para poder levar um volume maior de equipamentos que não são tao pesados mas são mais volumosos e claro mais soldados mas isso seria uma extensão do projeto atual o qual dependeria de encomendas do nosso governo.
FERNANDO como eu disse nas linhas a cima + 28 KC-390 seriam ótimos, como os governos anteriores torraram todo o dinheiro do País fora os desvios, hoje é impensável a compra de mais KC-390, e se eu pudesse escolher, preferiria mais 28 Gripem para FAB que os KCs.
( É só meu ponto de vista)
Abraços
Não sei pq, mais acho que logo o KC-390 será by EUA como os nossos ST…..será?
Errado. Sem o governo a Embraer não existiria e muito menos o KC 390!
o que uma empresa independente do governo pode fazer vitoria da iniciativa privada.Se a Embraer estivesse na mão do governo hoje duvido se ainda existiria.
A FAB vai ganhar royalties nas vendas dp KC?
Já são 32 aeronaves
Portugal —> 5
Brasil –> 28
PS: Por que não criar a 5ª Força Aérea do Exército Brasileiro – FAEXB
Daria para comprar mais 28 aeronaves.
uma ótima notícia em meio a tantas ruins!!
Parabéns também pra portugal por estar vendo que o caminho é esse desenvolver suas industrias de defesa gerando emprego para mao de obra altamente qualificada,dificil vai ser a argentina fazer sua parte no programa pois não consegue honrar compromissos de valores muitos menor como o T-C6 TEXAN II
Ótima notícia, o KC-390 venho pra ficar e nada melhor que o primeiro cliente seja membro da OTAN. Acho que
E entra o KC 390 na OTAN.
Que vitrine…
Muito boa esta notícia. Parabéns a Embraer e a FAB
eeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeee
very good noticiaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa
Alguém traga a CERVEJA…..
Muito Boa Noticia!!! espero que as vendas do KC 390 se multipliquem pois é um projeto importante para o Brasil. parabéns a Embraer e aos envolvidos!