A Índia confirmou que a entrega do primeiro dos seis submarinos Scorpene será adiado até junho de 2015, conforme explicado pelo ministro indiano da Defesa, Shri AK Antony, em uma nota emitida pelo Gabinete de Informação do Governo. Com isso, o último dos submarinos só deverá ficar pronto em setembro de 2018.
O programa Scorpene indiano, desenvolvido em cooperação com o consórcio franco-espanhol assinado em 2005, inclui a construção de seis submarinos, a um custo de mais de € 3,5 milhões.
Recentemente, a Índia também lançou outro programa para a construção de seis submarinos (Projeto 75I), em um contrato avaliado em € 4,6 milhões, do projeto espanhol S-80, desenvolvido pela Navantia.
O governo indiano disse que a entrega do primeiro submarino era prevista para dezembro de 2012, com intevalos de um ano entre cada um deles. No entanto, a revisão do cronograma de custo e entrega aprovado pelo Governo em 2010, levou a primeira entrega ser adiada para junho de 2015, com a entrega da final marcada para setembro de 2018.
O atraso na construção do submarino é atribuída a problemas de conhecimento de novas tecnologias durante o início da execução, o atraso na expansão da infra-estrutura industrial necessária do estaleiros Mazagon Dock Limited (MDL) em Mumbai, onde estão sendo construídos os Scorpene, e o atraso por parte da MDL na contratação de alguns elementos “por conta de seu alto custo em comparação com o custo inicial”, explicou em nota.
Quanto ao projeto 75I com a Navantia, dois dos novos submarinos da classe serão construídos no estaleiro espanhol, e os quatro restantes produzidos em estaleiros indianos, explicou há alguns meses o secretário de defesa da Índia, Shekhar Agarwal.
FONTE: Infodefensa
TRADUÇÃO e ADAPTAÇÃO: Defesa Aérea & Naval
Só para lembrar que este “povo” é o mesmo que está gastando dois bilhões de dólares para reformar aquela sucata que os russos encostaram agora chamado de Vicramanditia(Wiltgen, corrige, porque eu não me lembr como se escreve este nome), e está construindo mais um nos mesmos moldes em seus estaleiros e agora chegou a conclusão que este sistema de lançamento não é o ideal.
Grande abraço
Provavelmente não está em contrato, mas o certo não seria iniciar a construção dos submarinos na França enquanto não se conclui a expanção do estaleiro indiano? No nosso caso a UFEM será inaugurada em 19 de novembro desse ano, com o primeiro submarino vindo para o Brasil em dezembro de 2012 – e o navio de patrulha Apa (ou seria o Araguari?) também.
Submarino ja demora para ser construido, ainda atraza dessa forma! A Navantia teve problemas com a DCNS por causa do projeto do Scorpene, não teria alguma a coisa a ver com isso? Impreciona a India ter dois programa de submarinos ao mesmo tempo.
André,
Depende muito de contrato para contrato, por exemplo o do projeto com a Navantia já prevê a construção dos dois primeiros na Espanha e os demais na Índia.
Abs,