Duas aeronaves AF-1/1A (A-4KU Skyhawk II) do 1º Esquadrão de Aviões de Interceptação e Ataque (VF-1), localizado na Base Aérea Naval de São Pedro da Aldeia (BAeNSPA), estão em Mato Grosso do Sul de 5 à 26 de junho para realizarem exercícios com militares do Comando do 6° Distrito Naval.
Os caças Skyhawk, designados como AF-1 Falcão (N-1004), monoplace, e o AF-1A Falcão (N-1021), biplace, estão realizando adestramento de Guia Aéreo Avançado.
NOTA do EDITOR: o DAN agradece ao amigo Luciano Porto, editor do site Spotter (www.spotter.com.br), o envio das fotos dos Falcões 04 e 21, feitas na Base Aérea de Campo Grande.
Proibida a reprodução dessas imagens sem autorização de seu autor.
Esses A-4 teriam como operar mísseis anti – navios modernos como o Harpoon, o Exocet ou o Brahmos?
O problema é a integração de um MAN/MAS pois o A-4 de nenhum operador recebeu armamento semelhante no passado (o radar original só servia para fazer varredura/evitamento do terreno e medição de distância ao solo em mergulho) então não é tão simples. Teria que ensaiar, o que consome tempo e dinheiro, mas também não é o fim do mundo.
Como operamos em águas “abertas” seria interessante um MAN/MAS de longo alcance, mas como anda caminhando as coisas ($$$) não parece tão provável no curto prazo.
Brincadeira.
Que tal combinar um MAS de longo alcance comum para os P3AM e a MB?
Wiltgen, obrigado pelos esclarecimentos. Se adotarem de fato uma MAS nos AF-1 modernizados, aí concordo com sua manutenção em operação.
Depois de rodos esses anos desde o início da modernização, tivemos entregues 2 AF-1 modernizados, sendo que um foi perdido e o outro avariado no mesmo acidente (aliás, desse avariado não soubemos mais nada). Agora, nesse ano, serão recebido mais 2, passando a contar com 3 modernizados (isso, se o que foi avariado vai poder voltar, ou já voltou, a operar). Sendo realista, e vendo a situação dramática da esquadra, não vejo muita validade na continuidade de operação desse vetor, pois sua principal justificativa de operação seria em um NAe, coisa que não temos mais e sabe-se lá quando teremos outro novamente. E como um colega disse antes, se for para manter essas aeronaves, que ao menos as equipem com algum armamento anti-navio efetivo, ou minimamente, com algum armamento inteligente. Se for para manter qualificação das equipagens, que vendam esses aviões e comprem ou arrendem da FAB uns 6 A-29 para manter a proficiência das tripulações. Para isso, não precisa mais do que o A-29. Em tempos de vacas esquálidas, avaliar o que é essencial e alocar verbas naquilo que é prioritário, é fundamental.
Flanker,
O N-1001 vai ser reparado por técnicos da Embraer na BAeNSPA.
Com relação a justificativa de manter o A-4, não muda nada, pois agora só não tem o NAe oficialmente, pois já não embarcavam no mesmo há muitos anos.
Ainda existe o estudo de poder adotar um MAS para a versão modernizada.
Abs
Infelizmente,não acharam o piloto e nem a aeronave.
Gostaria de saber sobre o que caiu na costa , acharam a aeronave e o piloto, não falaram mais nada.
Para treinamento basico nao e um avia muito caro, tanto hora/voo, quanto valor de modernização. não temos investimentos mais importantes na marinha?
Acredito que seriam muito úteis a nação brasileira se estivesse disponível algum míssil anti-navio, seria um vetor de dissuasão ainda considerável. Na atual aplicação mesmo modernizado serve apenas para treinamento básico,além claro de sugar os esparsos recursos.
E para isso precisa gastar grana na modernização deles. Quanto custa isso. 1 Real. Nem se fosse somente isso e dinheiro jogado fora, porque será desligado em 2018. Se não pode ser mais usado com segurança desligar já, imediatamente e dinheiro do projeto obsoleto de modernização aproveitar para investimento em algo que futuramente garantira aumento da segurança Nacional. Parece que somos uma Nação rica que na verdade não sabe onde colocar dinheiro e por puro prazer esta ressuscitando equipamentos históricos para algumas demonstrações durante aero shows.
E aquele contrato do CA-1 Trader? Eram 8 unidades, não? Nada mais se falou do assunto…
Os A 4 vão parar em 2018, assim como o SP “se parou” este ano, queira a Marinha ou não.
G abraço
Para de fazer de tripas o coração e usa cabeça.
Faz planejamento real, divide orçamento para o que mais necessário e possível de conquistar no médio prazo. Deixa do lado ser marinha “imperial” com um “porta avião” de brinquedo e compra uma esquadra e aviões de combate para marinha duas esquadras de helicópteros SAR e SH para preservar nossa costa, submarinos convencionais de boa qualidade que podem fazer patrulha. Acaba com sonho de ser esquadra imperial e começa ser Marinha de Defesa do Brasil. Quando vai sobrar grana compra 10 porta aviões, 10 submarinos nucleares ect.
Precisamos de parar de modernizar sucata e fingir que ainda presta. Pergunto para que? Porque não presta. E não vale a pena fingir que vai prestar apos da modernização. Já e tempo para pensar de ter. Focar para coisas necessárias e acabar com sonhos. Parar de mandar as delegações para Grã-Bretanha para ver se isso serve para nos, porque não serve. Nos planejamos por acaso alguma operação de desembarque nos próximos 20 anos? A onde? Para que este navio pode ser útil? Para gastar o que não temos?
Lembram anos e anos passando e casas não chegando, mesma coisa esta acontecendo com marinha. Sonhos das crianças se diluindo e realidade passando. E costa brasileira vulneráveis. Ainda bem que não temos inimigos. E se um dia vamos ter o que vamos fazemos? Quem poderá nos salvar? Chapoli Colorado?
A Marinha segue fazendo de tripas o coração, são verdadeiros heróis.
Para que? Gastar dinheiro que esta em falta.
A modernização delas pela Embrarer segue normalmente ?
Mesmo após a desativação do porta aviões São Paulo ?
Sim. Teremos 2 modernizados ainda este ano. Um biplace e um monoplace.