Por Luiz Padilha
A polícia de Nova York utilizou o sistema acústico da LRAD (Long Range Acoustiv Device), para dispersar um protesto nas ruas da cidade. Os policiais usaram o sistema portátil LRAD 100X. O sistema LRAD possui diferentes possibilidades de utilização além desta do vídeo, como podem ser vistos clicando aqui.
A polícia militar do Rio de Janeiro e os bombeiros de Brasília já tiveram contato com os equipamentos da LRAD. Por ocasião das últimas manifestações ocorridas tanto em Brasília quanto no Rio de Janeiro, se tivessem utilizado o LRAD 1000X, talvez o resultado fosse outro.
Existem estudos para a instalação destes equipamento dentro de lojas em Shoppings, para evitar saques decorrentes das ações dos Black Blocks. A Marinha do Brasil faz uso deste equipamento em seus navios na FTM-UNIFIL no Líbano, e a aquisição por parte das policias militares no Brasil, ajudaria muito no combate as depredações que assistimos sempre que as manifestações pacíficas saem do controle.
O que deve ser feito no Brasil e repressão total a este tipo de baderna e depredação de bens alheios, se tivessem feito revista nos ônibus e acompanhado este bando de marginais isso não teria acontecido pois tenho certeza que o setor de inteligencia sabe quem são a grande maioria destes marginais, não estou generalizando e dizendo que todos da manifestação são marginais pois a grande maioria não é e como pudemos ver em algumas imagens na TV são poucos mas que fazem todos correrem um risco enorme. Chega de dar dinheiro para estes marginais depredarem nossos bens, marginal deve ser tratado como marginal e não como um coitado de um desassistido que só quer roubar e depredar as nossas custas, quem tem que ter direitos humanos somos nós pessoas de bem que trabalha e procura cumprir com sus deveres e respeita os direitos alheios e não este pequeno bando de ladrões que só fazem roubar, matar e desviar dinheiro do povo, chega de manifestações e badernas vamos trabalhar e fazer este Brasil andar novamente.