O Centro Tecnológico da Marinha em São Paulo (CTMSP) desenvolveu e testou recentemente o Modelo Livre (ML) para apoio às atividades de projeto hidrodinâmico do Submarino de Propulsão Nuclear. Esse modelo integra as atividades de desenvolvimento e pesquisa para sistemas e equipamentos de propulsão naval.
O ML é um dispositivo experimental, em escala 1:16, que é utilizado para medição de características hidrodinâmicas de cascos submersos, cujos cálculos apresentam-se com complexidade. Também é utilizado para a execução de diversos tipos de manobras como curvas de giro, emersão em grande velocidade e ângulos de ponta.
Poucas marinhas possuem esse tipo de meio para apoio a projetos navais. Nessa atual fase, o Modelo Livre fez testes de estanqueidade e manobras padronizadas, na região de Arraial do Cabo (RJ), tendo desempenhando satisfatoriamente suas programações. Na ocasião, apoiaram a execução desses testes equipes do Instituto de Estudos do Mar Almirante Castro e Silva e da Base Aérea Naval de São Pedro da Aldeia.
FONTE: Nomar
Qual o tamanho dele?
Olha mais uma demonstração da capacidade nacional para se desenvolver um USV ( Veículo Submarino Autonomo ).
Soma-se a isso pesquisas,protótipos e produtos nacionais em áreas como Comunicações submarinas, Navegação submarina etc..
Mas os dementados mataram nossas pesquisas para adquirir via “transferência de tecnologias” ( Se é que isso existe) um sistema Sueco, se não me engano.
O refrão desse país deveria ser “Brasil Escravo de todos os desenvolvidos” !!
Interessante!
Confesso minha ignorância nesse tema, p/ mim isso seria feito apenas em tanques de institutos de pesquisas, mal comparando no ‘túnel de vento’ naval, rs.
Bacana!