Foi com pompa e circunstância que os líderes da NATO/OTAN inauguraram a nova sede da organização, em Bruxelas. Mas, pouco depois, o Presidente dos Estados Unidos fez questão de criticar abertamente os países que não respeitam os compromissos financeiros que têm com a Aliança.
Antes da abertura dos trabalhos da cimeira, Donald Trump disse que “23 dos 28 países-membros ainda não contribuem com as verbas que deveriam contribuir de forma a pagarem pela sua defesa e isso não é justo para a população, para os contribuintes dos EUA. Se todos os membros da OTAN tivessem gastos 2% do PIB em defesa no ano passado, teríamos 119 Bilhões de dólares adicionais para gastar na defesa coletiva e para o financiamento de reservas adicionais da OTAN”, acrescentou o Presidente norte-americano.
Os países europeus que não cumprem a meta vão explicar como pretendem aumentar esse esforço. Por outro lado, a OTAN vai colaborar mais na luta contra o terrorismo. “A OTAN vai agora aderir formalmente à coligação contra o Daesh, depois de todos os países-membros estarem de acordo, bem como a União Europeia. Penso que este é um sinal forte mas, deve ficar claro que não implica qualquer outro tipo de contribuição da Alemanha para além do que foi decidido fazer agora”, confirmou a chanceler alemã Angela Merkel.
Os aliados europeus não querem enviar soldados para combater o Daesh no Oriente Médio e vão colaborar, sobretudo, no nível de treinamento militar, troca de informações secretas e aumento da capacidade logística.
Donald Trump disse que ataques como o ocorrido esta semana, na cidade britânica de Manchester, vão se repetir caso nada a mais seja feito para deter os jihadistas.
FONTE: Euronews
FOTO: OTAN
jose luiz ( 29/05/2017 – 10:45 )
A economia americana é o que é porque está inserida, direta ou indiretamente, em praticamente todas as cadeias produtivas pelo globo. Dificilmente você vai encontrar alguma coisa produzida no mundo que não tenha alguma tecnologia americana em seu processo produtivo…
Enquanto os EUA detiverem as maiores corporações do planeta e se constituírem no centro que concentra os cérebros do mundo, vai ser assim. Não pra menos os chineses, e quem mais tenha dinheiro, investem pesado em cérebros. Quem for o centro do conhecimento, terá a maior concentração do poder…
A Economia do Grande Satã vive de Guerras e Fomentos a Guerras, Angela Merkel já percebeu isso ,quando elas não existem eles a criam artificialmente ,inventam Guerras até pro procuração ,destroem Países e Nações. A Rússia não teve um gesto de agressão ,mas o GS empurrou esta tal OTAN aí para um cerco economico e militar a ela , vive insistindo que Tomaram a Crimeia ,etc ,quando a Crimeia sempre foi e será russa ,ela deixava correr ,mas quando entendeu que haviam derrubado um Governo Legítimo da Ucrânia ,ela a retomou, tudo isso faz parte da política de manter a Europa ocidental sua Dependente .
Pelo menos uns 75% dos gastos da OTAN sao ‘consumidos’ pelo consorcio anglo-americano, incluindo subsidios a Australia! Assim, fica evidente esse esquema busca, antes de tudo, manter esse complexo militar … e nao ‘defesa mutua’ …!
A maior parte da Europa preferiu não ser capacho da URSS, algumas nações como a Polônia, a então Tchecoslovaquia , Hungria,
etc, não tiveram sorte , só que tão logo puderam, passaram para o outro lado…mas…enfim, para alguns a Rússia é um exemplo a ser seguido, respeitemos isso.
Por falar em SATÃ , este lindo prédio deve ser o 1 a testar algum míssil nova da Rússia, caso exista um conflito grave.
Não é justo é a EUROPA continuar CAPACHO do GRANDE SATÃ ,caiam fora façam uma Organização realmente para sua DEFESA e não para fortalecer o GS e seus Interesses !!