O Ministro das Relações Exteriores, Antônio Patriota visitou a Suécia nos últimos dois dias. Na agenda, encontros com o Ministro dos Negócios Estrangeiros sueco, Carl Bildt e com a Ministra da Cooperação para o Desenvolvimento, Gunilla Carlsson.
Além de discutirem a Parceria Estratégica entre os dois países, e tratarem de temas como comércio e investimento, defesa, ciência e inovação, clima e desenvolvimento sustentável, Patriota foi informado por seu colega sueco sobre as encomendas de cerca de 60 caças Gripen feitas pela Suécia e pela Suiça, anunciadas recentemente. Para Bildt, com as novas encomendas suecas e suíças, a venda dos Gripen para o Brasil ficou mais fácil, ”pois demonstram que o Gripen NG é uma realidade”.
Nos últimos cinco anos, o intercâmbio comercial entre o Brasil e a Suécia registrou um crescimento médio de 8,1%. Em 2011, o fluxo comercial superou US$ 2,7 bilhões – um aumento de 30,5% em relação a 2010. Entre 2001 e 2011, os investimentos suecos no Brasil somaram cerca de US$ 1,1 bilhão.
Sobre a Saab
A Saab atende o mercado com produtos líderes mundiais, serviços e soluções que vão desde a defesa militar até a segurança civil. A Saab mantém operações e funcionários em todos os continentes e constantemente desenvolve, adota e aperfeiçoa novas tecnologias para atender às necessidades de seus clientes.
FONTE: G&A Comunicações FOTO: MRE
Parece que o Gripen está cada vez mais real para a FAB.
O que os editores acham?
Acho que a cada momento o vento sopra para um lado diferente. Ou seja, não dá ainda para apostar as fichas num vencedor. Eu não apostaria em nenhum neste momento.