O Projeto Estratégico do Exército Defesa Antiaérea (PEE DA Ae), em conjunto com a 4ª Subchefia do Estado-Maior do Exército (4ª SCh EME), realizou, de 3 a 7 de abril de 2017, no Parque Regional de Manutenção da 3ª Região Militar (Pq R Mnt/3), em Santa Maria (RS), a Reunião de Trabalho para o Planejamento do Consumo da Munição 35 mm do Sistema Antiaéreo GEPARD.
Durante o evento, foram abordados os temas: processo de aquisição do sistema GEPARD, realização de contratos, constituição da munição 35 mm, situação de empaiolamento da munição e controle do ciclo de vida útil do armamento.
Além do Pq R Mnt/3 e da 4ª SCh EME, o grupo interdisciplinar teve representantes das seguintes organizações militares: Escritório de Projetos do Exército, Diretoria de Manutenção (D Mat), Diretoria de Abastecimento, 1ª Subchefia do Comando de Operações Terrestres, 3ª Divisão de Exército (3ª DE), 1ª Brigada de Artilharia Antiaérea, 6ª Brigada de Infantaria Blindada, 3º Grupamento Logístico, Escritório Leopard/Gepard, Escola de Artilharia de Costa e Antiaérea, Depósito Central de Munição, 5ª Região Militar, 13ª Companhia Depósito de Armamento e Munição e 6ª e 11ª Bateria de Artilharia Antiaérea Autopropulsada.
A atividade foi acompanhada, ainda, pelo Comandante da 3ª DE, General de Divisão Antônio Amaro dos Santos; pelo Chefe do escritório da D Mat em Santa Maria (RS), General de Divisão R1 Eduardo Segundo Liberali Wizniewsky; pelo Comandante da 3ª Região Militar, General de Divisão Valério Stumpf Trindade; e pelos Comandantes das organizações militares participantes.
FONTE e FOTOS: EB
José Luiz ,,pic nic ,,?,,,seria cômico se não fosse trágico seu comentário , ,,e dai que não tem a ver com a matéria , eu quis falar sobre o assunto , 3 mortos em um único treinamento ,no mesmo dia ,,? Acidentes ? Sim acontecem , mas nenhum sabia nadar ,um se salvou e não seria o caso de ter alguém , com embarcação no lago ? Fazia 45 dias que os recrutas estavam no Exército , e tem mais faz um mês ,que no Rio de Janeiro ,espancaram outro recruta que perdeu um testículo ,,,,que isso..? Não entregamos nossos filhos e irmãos pra devolver arrebentados ou num caixão …eles são os mocinhos ,e não,,os bandidos
Talvez uma boa linha de pensamento para o futuro da Artilharia Antiaérea Autopropulsada do EB seja uma dupla contendo:
– SPAAG com capacidade de operar munição AHEAD utilizando o Chassi do Guarani 8×8.
Ex: Skyranger
– Unidade de controle e radar armada com um míssil SHORAD, utilizando radar nacional e o chassi do Guarani 8×8.
Ex: ASRAD-R
Daria um caldo por muito e muito tempo ainda…
Gepard não é obsoleto. É um excelente meio de defesa antiaérea de curto alcance. A Alemanha nãos os utliza mais apenas por mudança de doutrina.
Spectre o Serviço Militar não é PIC NIC , não forma soldados para Desfiles Militares e nada tem a ver teu comentário com este artigo,acidentes acontecem em qualquer Exercito . Eu tenho críticas sim ao Título ** Projeto Estratégico**,com sistema de Defesa Tático . Espero que venham instalar os mísseis IGLA S nos Gepards !
Não é sucata, jamais foi. Em um vídeo no canal oficial do Exército no youtube, em que são mostradas instalações do parque de manutenção de blindados, é reconhecido expressamente que eles estão fazendo engenharia reversa nos sistemas de controle da torre, armas e antena do Gepard. Esse conhecimento por si só vai agregar muito ao Exército.
Passo seguidamente em frente à KMW aqui em Santa Maria e sempre tem 1 ou 2, as vezes 3, Gepards em manutenção. As vezes com a antena do radar estendida e outras com os canhões sendo conteirados. Na é poca das Olimpíadas, 8 deles riveram seus sistemas revisados e otimizados. Acredito que o mesmo esteja sendo feito com as unidades restantes. No que pese sua relativa obsolescência, as condições em que são mantidos são excelentes.
O Brasil precisaria no meu entender de pelo menos mais 16 Guepards para a 5ª Divisão do CMS.
E eu pensando que iriam dizer que pretendem instalar alguns MANPADs para ampliar a capacidade de combate antiaéreo.
Sucata ,,,,tecnologia ultrapassada ,,,,,e ai viram os 3 soldados do Exército que morreram afogados no treinamento 24/04 em Barueri- sp ,,,,quem será responsabilizado ?
Será que a Alemanha não teria mais umas 70 unidades desses meios? Li uma matéria, não me lembro onde, mas foi na época que chegaram as primeiras unidades do Gepard, que esses meios foram desenvolvidos para entrar em combate juntamente com uma coluna de blindados, e sua função era destruir helicópteros de ataque que podem destruir blindados. Alguém poderia dissertar sobre isso?
E se essa forem a sua função, teriam esses a eficiência de abater aeronaves de asa fixa?
Que pena que foram poucos Guepards.