Por Luiz Padilha
Ao longo de 75 anos atuando junto às Forças Armadas dos Estados Unidos, a AM General trouxe para a feira de Defesa e Segurança – LAAD, um HMMWV M1165A1 “Special Ops”, o que atraiu a atenção de todos que passavam pelo estande da empresa.
Os HMMWV ou Humvees, servem no Exército americano, no Corpo de Fuzileiros Navais, na Marinha americana, na Força Aérea americana, na Guarda Costeira, nas Forças de Reserva e na Guarda Nacional dos Estados Unidos, comprovando a alta confiabilidade do veículo e o excelente suporte que a AM General provê as Forças Armadas americanas, para manter os veículos sempre prontos para a ação.
Mas a AM General não presta suporte apenas aos Humvees das Forças Armadas americanas, a empresa provê suporte para outras Forças Armadas pelo mundo, mais de 50 países como por exemplo, Colômbia, México e Chile, utilizam os veículos há vários anos.
A empresa pretende realizar uma demonstração do HMMWV M1165A1 “Special Ops” para o Corpo de Fuzileiros Navais da Marinha do Brasil, e assim poder mostrar as qualidades do veículo, em nosso teatro de operações.
Atualmente os Fuzileiros Navais brasileiros utilizam veículos Land Rover e Agrale. O Humvee na versão “Special Ops”, utilizada e testada em combate pelas forças americanas, seria uma excelente aquisição para o CFN, caso venha a ocorrer.
O M1165A1 Special Ops é um veículo de capacidade expandida (ECV) especificamente projetado para uma estação de armas de peso leve, com suporte para armas adicionais, aumentando a carga útil. A versão “Special Ops” tem mais de 2.500 kg (5,600 lb) de carga útil disponível e é transportável por aeronaves e ser lançada na área inimiga, podendo também ser carregada por helicópteros.
PROTEÇÃO – Além do kit de blindagem “A” instalado de fábrica, o M1165A1 “Special Operações” pode ser complementado com uma blindagem adicional, adaptada para atender os requisitos específicos da missão.
Características do HMMWV M1165A1
Peso bruto: 6,124 kg (13,500 lb.)
Payload: 2,785 kg (6,140 lb.)
Capacidade de carga rebocada: 1,905 kg (4,200 lb.)
Dimensões: comprimento 4.93 m; largura 2.31 m; altura 1.91 m
Engine: General Engine Products (GEP) Electronically-Controlled V8, 6.5L Turbocharged Diesel com 202HP
Transmissão: General Transmission Products 4L80E 4-velocidades automático
Tripulação: 5 soldados
Sistema elétrico: Dupla Voltagem 14V/28V
Capacidade do tanque de combustível: 95 L
Performance: 402 km
Velocidade máxima: 113 kph
Modos de Transportabilidade: Férrea, Rodovia, Marítima e Aérea.
Afirmar que o Marrua é um “jeep militar” chega me dar dor de barriga. Como disse o C2C o Humvee é um veículo militar top e o outro é uma simples viatura 4×4 de ligação.
G abraço
Alguem sabe informar sobre essa possuivel oferta do Humvee ao CFN? seria para a substituição de algum veiculo ?
Não há nada de concreto ainda. A empresa deverá demonstrar as qualidades do veículo e depois a bola fica com o CFN para decidir se deseja ou não ter este tipo de veículo para seus soldados.
Marruá é projetado para uma missão, o HMMWV para outra… Não tem cabimento comparar.
Comparem HMMWV com o Iveco LMV então.
Carlos – honestamente voce daria ao seu filho 03 marruas ou um Humvee para uma missao Special Ops em zona HOT de guerra ? Sobre o nome, opiniao eh sua e respeito, agora estas equivocado e sugiro pesquisar em dados concretos, nao soh o Humvee vai a lugares que 01 ou 03 Marruas nao vao (DADOS como torque, velocidade, potencia, chassis, etc) como a capacidade de carga equivale a 03-04 Marruas em peso (dependendo do modelo e etc). Zona de Guerra nao eh brincadeira, ter o melhor equipamento disponivel nao eh luxo .. eh respeito com quem esta lah honrando a sua arma como a sua nacao. Importante destacar que cada missao sugere ferramentas especificas para cada missao, sugiro leitura e um pouco menos de patriotada – quero meu pais com 20,000-30,000 – 50,000 mil homens no estado da arte .. com equipamentos de ponta (se vir da lua nao tem problema). Isto eh o minimo que podemos desejar a quem esta na ponta final operacional .. afinal sao eles que vao levar chumbo por nos. E para completar .. em Defesa .. produto bom eh o testado em combate – combate real, pesado e com stress e fadiga ao limite. Fora isto eh acreditar em papai noel e coelhinho da pascoa.
Por ser um utilitario nao seria muito caro??
Jipinho civil? Hã? O Marruá também nasceu militar,só para refrescar a memória,ele nada mais é que o aperfeiçoamento do Engesa-4 que foi desenvolvido pela Engesa para o Exército nos anos 80.
Sou mais o veiculo da ”iVECO” .ou LMV ”lince” . .falando nisso .. as primeiras 36 unidades do EB ja estao em produção ?
Pode para por ai TCHÊ! “jipinho” ??? Pois fique o senhor sabendo que… Onde um Humvee (Eita nominho complicado) Vai, um Marruá vai também! Ou melhor Onde um Humvee vai… Três Marruás vão também.
Que excelente veículo!!!!! Pena que aqui no Brasil prefiram jipinhos civis pintados de verde, ao contrário, o Humvee nasceu para guerra, não tem melhor.
Luiz
esse veículo é da mesma categoria do Guará?