Para o seu quarto lançamento do ano e a segunda missão Ariane 5 em 2017 a partir do Centro Espacial Guiana na Guiana Francesa, a Arianespace orbitará dois satélites: SGDC para VISIONA Tecnologia Espacial SA em nome da operadora brasileira Telebras SA e KOREASAT-7 Para o operador sul-coreano ktsat.
Esta missão, designada Vôo VA236 no sistema de numeração da família de lançadores Arianespace, será a sétima missão Thales Alenia Space, uma vez que ambos os satélites foram construídos por este fabricante.
O lançamento será do Ariane Launch Complex No. 3 (ELA 3) em Kourou, Guiana Francesa.
A Revisão de Preparação do Lançamento (LRR) terá lugar na sexta-feira, 17 de março de 2017 em Kourou, para autorizar o início das operações para a contagem regressiva final.
O SGDC (Satélite Geoestacionário para Comunicações e Defesa) é o primeiro satélite para a operadora Telebras SA a ser lançado pela Arianespace, realizado no âmbito de um contrato com a SGDC principal contratante Visiona Tecnologia Espacial SA.
Este programa do governo brasileiro tem três objetivos principais:
- Reduzir a brecha digital do Brasil, fornecendo serviços de Internet de alta qualidade para 100% do território do país, como parte do Plano Nacional de Banda Larga
- Fornecer meios soberanos e seguros para o governo brasileiro e as comunicações estratégicas de defesa
- Adquirir tecnologias críticas para a indústria espacial brasileira, permitindo ao setor assumir papéis cada vez mais importantes nos futuros programas espaciais brasileiros.
Posicionado em 75 ° Oeste, com seus 57 transponders de Ka- e X-band, o SGDC é um feixe multi-ponto HTS (satélite de alto rendimento) capaz de entregar mais de 57 Gbps sobre o território brasileiro.
O SGDC será operado e controlado pela Telebras S.A., empresa brasileira de telecomunicações controlada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicação; E o Ministério da Defesa.
Como principal contratante SGDC, a VISIONA Tecnologia Espacial S.A. é responsável pelo gerenciamento de programas, integração global de sistemas e comunicação de ponta a ponta.
O SGDC foi fabricado pela Thales Alenia Space em Cannes, França, utilizando a confiável plataforma Spacebus 4000C4.
O KOREASAT-7 é o terceiro satélite KOREASAT a ser lançado pela Arianespace para o ktsat, seguindo o KOREASAT-3 e o KOREASAT-6, lançados em setembro de 1999 e dezembro de 2010, respectivamente.
A ktsat, subsidiária integral da KT Corp. – o maior provedor de serviços de telecomunicações / mídia na Coréia do Sul – é o único provedor de serviços de satélite do país. Desde a criação do Centro de Satélites de Kumsan (Teleport) em 1970, a ktsat é líder nacional em serviços de telecomunicações e de radiodifusão. Atualmente opera três satélites.
O KOREASAT-7 fornecerá uma gama completa de aplicações de vídeo e dados, incluindo acesso à Internet, difusão directa (DTH), comunicações governamentais e conectividade para redes VSAT (Very Small Aperture Terminal).
Posicionado em 116 ° leste, KOREASAT-7 é projetado para fornecer maior throughput e cobertura estendida sobre a Coréia, Filipinas, a península indoxina, Índia e Indonésia. Sua capacidade de banda Ka adicionada, com vigas orientáveis, permitirá que ele atenda ao aumento da demanda.
O KOREASAT-7 foi construído pela Thales Alenia Space em Toulouse e Cannes, França, utilizando uma plataforma Spacebus 4000B2.
COLABOROU: Angelo Almeida
enquanto isso perdemos operacionalidade por uma sabotagm na nossa base de alcantra.. Padilha tem informacoes sobre Alcantra ?
Vamos torcer para que ocorra tudo bem com o lançamento .
Luiz Padilha,
Bom dia. E sobre o satélite sino-brasileiro? Qual a última informação?
Não tenho nenhuma no momento.
Ate q enfim algo digerivel para a nacao. Sempre c muito atraso e gastos alem do aceitavel……..vou torcer p q nada aconteca e q deste primeiro salto resulte em precos e melhorias gerais nas telecomunicacoes .