Em 22 de fevereiro, o 1º Batalhão de Infantaria de Selva (Aeromóvel) promoveu um exercício de adestramento inopinado, “Exercício Manda-Brasa”, com os aspirantes recém-chegados da Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN).
A missão foi desencadeada pelo Comandante do Batalhão, dentro de um quadro de situação tática específica, para cumprimento em curto espaço de tempo.
Na atividade, cada aspirante assumiu o comando de um Pelotão de Fuzileiros de Selva, efetivando todo o planejamento e a emissão de ordens. Durante a execução, houve uma infiltração aeromóvel, com o apoio do 4º Batalhão de Aviação do Exército (4º BAvEx), que empregou as aeronaves HM-2 Black Hawk e HM-3 Cougar.
Após a infiltração através selva e a conquista do objetivo na Base de Instrução Boina Rajada, a atividade terminou com o adestramento de tiro real.
As metas propostas de integrar as pequenas frações e desenvolver liderança e capacidade de planejamento e de comando e controle, foram plenamente atingidas.
FONTE e FOTOS: EB
Combatente inclinando a coluna para trás na posição de tiro. Sei que o peso e tamanho exagerados do FAL não ajudam muito nessa hora, mas aprender a fazer da maneira correta (como alguns na foto) não é tão difícil assim.