Após oito dias de muitos adestramentos e aprendizados, chegou ao fim, no dia 22 de fevereiro, a Operação “ADEREX I” 2017. O último exercício realizado foi o de transferência de carga leve sob ameaça aérea, entre as Fragatas “Constituição” e “Rademaker”.
Nos últimos dias de comissão foram realizados, ainda, exercícios de vertical replenishment (quando não existe a possibilidade de a carga ser transportada dentro da aeronave, tendo ela que ser movimentada externamente, como por exemplo, líquidos inflamáveis) e transferência de carga leve e light line noturnos, aproximação entre navios para transferência de carga ou correspondência.
Light line noturno
No dia 21 de fevereiro, diversos exercícios foram realizados, entre eles: ação de presença na bacia petrolífera de Santos; leap frog quando os navios se aproximam um do outro, paralelamente; cerimonial à bandeira; e, à noite, com todas as embarcações do Grupo-Tarefa (GT), tiro anti-aéreo sobre granada iluminativa (GIL), com canhões de 4.5” e 40mm; e metralhadora de 20mm. A atividade teve como propósito avaliar o desempenho das equipes dos navios no emprego desses tipos de armamentos.
FONTE: MB
Alguém poderia dizer-me qual é a situação de máquinas e Sistema de armas do HMS Lancaster ??? Ou do USS Seawolf ??? Certamente, não… porque NENHUMA FA vai divulgar qualquer dado relevante sobre a situação operacional de seus meios…
Eu sabia a situação do GWS25 da F49 porque tinha credencial de segurança secreto e era XO do Navio… hoje, não sei… isso porque não tenho mais necessidade de conhecer, embora ainda tenha credencial adequada…
Assim é o básico de segurança… credencial e necessidade de conhecer… nada a ver com sonegar informação… o que, smj, deve ocorrer aí fora… ou o cidadão acha que vai acordar um belo dia, entrar no escritório e querer saber o que quiser… queria ver tentar e o que ia dar isso aí…
Quais serão os próximos a virarem alvos e depois latas de sardinha?
deem seus lances!
acho que nao……….estao vencido e acredito q nada foi feito a respeito….mas posso estar enganado, afinal a MB sonega tanta informacao e outras tantas sao publicadas sem eira nem beira q nem da mais pra confiar.
Alguém saberia responder a atual situação dos “seawolf” da Rademaker e da Greenhalgh? se encontro operacionais e minimamente eficientes?