Por Tony Osborne
ABU DHABI – A Embraer completou o primeiro contato de reabastecimento seco para uma aeronave receptora com seu KC-390 em um teste para o sistema de reabastecimento aéreo da nova aeronave de transporte.
Um caça F-5M da FAB conectou-se a ambas as mangueiras de abastecimento rebocadas de um dos protótipos do KC- 390 durante uma surtida perto da base aérea de Santa Cruz-RJ em 19 de fevereiro, e a empresa anunciou em 20 de fevereiro no IDEX 2017.
Frederico Lemos, diretor de desenvolvimento de negócios internacionais da Embraer, disse que a aeronave já tinha provado em todo envelope de reabastecimento da aeronave, incluindo as velocidades baixas necessárias para quando a aeronave realiza o reabastecimento de helicópteros.
Os dois protótipos já completaram 850 horas de vôo, abrindo o envelope de vôo em velocidades de 0,80 até 36.000 pés. A empresa também concluiu os testes vibração, e confirmou as capacidades do sistema de comandos de vôo fly-by-wire em modo “normal”, com as proteções do envelope no lugar.
A Embraer também já começou a montagem do primeiro avião de série na linha de montagem em Gavião Peixoto, a segunda aeronave está seguindo de perto. Ambos serão entregues à Força Aérea Brasileira em 2018. Ainda este ano, a empresa irá realizar avaliações de gelo artificial no McKinley Climatic Laboratory em Eglin AFB, Flórida, enquanto uma série de ensaios com vento cruzado será realizada em Punta Arenas no próprio extremo sul do Chile.
A Força Aérea Brasileira quer alcançar uma capacidade operacional inicial e certificação durante 2017, enquanto a capacidade operacional plena está prevista para 2018.
A Embraer acredita que o KC-390 poderia ser uma boa opção para as Forças Aéreas da região do Oriente Médio por causa de sua capacidade multi-função. Após a visita da aeronave no Farnborough Airshow em julho passado, o KC-390 foi levado para o Cairo e Abu Dhabi para demonstrações as Forças Aéreas locais, bem como para realizar vários testes de alta temperatura. A empresa não diz para qual Forças Aéreas ele foi demonstrado, mas Jackson Schneider, presidente e CEO da Embraer Defesa e Segurança confirmou que os pilotos da região tinham voado nele. “Todo piloto que voou nele, adorou voa-lo”, ele disse.
Várias Forças Aéreas na região têm olhado para aviões de transporte tático. A Arábia Saudita recebeu recentemente dois KC-130J Hércules, mas um contrato mais amplo do C-130J não ocorreu. A Arábia Saudita sabe-se estar de olho no A400M , mas não está claro se eles estavam envolvidos na demonstração do KC-390. Os Emirados Árabes Unidos tem uma frota de C-17 Globemasters mas apenas um punhado de C-130 , a maioria deles, aeronaves modelo L-100s comercial para transporte aéreo tático. Os Emirados Árabes Unidos nos últimos anos colocou foco na capacidade multi-função para suas aeronaves.
A Embraer respondeu a um pedido de informações da Nova Zelândia, pois o país estuda opções para substituir os envelhecidos C-130H e seus dois Boeing 757 -200s. Schneider disse que a empresa poderia começar a receber encomendas de exportação já a partir de 2019.
A empresa planeja trazer a aeronave de volta ao Oriente Médio no próximo verão depois de apresenta-lo no Paris Airshow.
TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: DAN
FONTE: Aviation Week
Luiz Fernando o texto fala : ” incluindo as baixas necessárias para quando a aeronave realiza o reabastecimento de helicópteros “, mas o texto não fala quando ? Ano pelo menos .
E teve um governante o chamando de “carrinho de mãos”…. Imagina a dor de cabeça com o A-400, caro e cheio de problemas, ficando mais caro ainda. Rsrsrs…
Não precisa ser batizado não… nome não vende avião.
Pode ajudar ou atrapalhar no “marketing”. A Embraer teve inúmeros casos onde o nome mais atrapalhou do que ajudou. Exemplos disso: Bandeirante e Xingu.
Quanto ao abastecimento de helicópteros, a resposta está no texto.
Bom dia senhores ! Obs: Existe uma previsão do KC-390 reabastecer o Caracal da FAB também ? Seria fantástico !
Ótima notícia! E assim desmancha-se mais um mito.
Tb concordo que precisa ser batizado. Um “nome” marca facilitaria no marketing das vendas, assim como o Super Tucano.Nomes são mais fácil de vender do que somente siglas.
O Kc -390 precisa ser batizado, assim como o C-130 chama-se Hércules o nosso avião precisa de um nome.
Isso sim eh uma boa nova……segue a expectativa da realizacao completa c a entrega do primeiro a FAB. O Brasil precisa de noticias como esta, chega de chorumes e desculpas.
Que fotos hein ! Nota 10 .