Quinta-feira, fevereiro 9, 2017, dois bombardeiros estratégicos russos Tu-160 Blackjack voaram sobre águas internacionais e se aproximaram de uma centena de quilômetros da costa francesa, sem nunca entrar no espaço aéreo francês. Eles foram interceptados e escoltados por caças da Força Aérea ao longo desta abordagem da costa francesa.
O alerta foi dado as 07h00 pelo centro de operações da NATO de Uedem (Alemanha), que entra em contato com o Centro Nacional de Operações Aéreas de Lyon Mont-Verdun. Seis aeronaves russas voavam perto da costa norueguesa e foram rapidamente abordados pelo serviço operacional (PO) norueguês. Quatro de seis aviões em seguida, voltaram para a Rússia, enquanto dois bombardeiros russos Tu-160 Blackjack continuaram seu vôo para o Reino Unido. Eles foram acompanhados pelos britânicos Eurofighter Typhoon. Contornando a Irlanda pelo oeste, os dois aviões russos então seguiram para a Bretanha.
Em paralelo, a partir de 7:30, uma alta autoridade da defesa aérea (HADA) decidiu enviar um E-3F para acompanhar o andamento dos aviões russos e também posiciona em torno de 11:00 horas, um avião tanque C-135 na área.
Por volta das 12:30, à frente dos bombardeiros russos, perto da costa francesa, o HADA enviou dois caças Mirage 2000-5 do PO Lorient para interceptar e escoltar. Um Rafale de PO Saint Dizier também se juntou aos M2000-5 para uma intercepção às 13h. Descendente em direção a Espanha, este dispositivo acompanhou os aviões russos até a chegada dos F-18 espanhóis, antes que os bombardeiros russos iniciassem a sua viagem de regresso.
Essas interceptações e escoltas foram conduzidas pelo Centro Nacional de Operações Aéreas de Lyon Mont-Verdun, em estreita cooperação com ambos os centros de operação da NATO do norte (Uedem) e Sul (Torrejón).
Durante esta missão de proteção do espaço aéreo, a Força Aérea utilizou de dois Rafales, dois Mirage 2000-5, um avião tanque C-135 e um E-3F AWACS para garantir a soberania do espaço aéreo nacional.
TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: DAN
FONTE: Armée de l’Air
Tom and Jerry.
Tomcat,
você tem razão, pesquisei mais um pouco e não vi nada parecido em outras imagens.
Fred ,
é só o ângulo/efeito da foto mesmo , o que ele tem é a geometria variável das asas assim como o B-1 do titio Sam !!!
Sds
Tomcat,
a foto realmente está muito boa,
não sei se é o angulo da *fotografia que causou alguma distorção, más dá a impressão
da asa do TU-160 ter uma leve curvatura para cima,
será que foi aí que os engenheiros da Embraer buscaram inspiração para projetar as asas dos “E-Jets E2” ?
*Não notei esta curvatura em outras imagens do TU-160, então deve ser só uma distorção mesmo. Apesar de que, fotos com o angulo e aproximação da imagem que ilustra esta matéria, não encontrei nenhuma outra, permaneço na dúvida…
No dia em que essas abordagens pararem de acontecer eu fujo para as colinas.
Para que esse avião tanque?
Esses caças não tem autonomia?
E os outros quatro aviões russos? Eram caças?
O Mirage 2000 monoplace é realmente lindo!! *—*
Como esta foto ficou linda viu, dois belíssimos e mortíferos ( cada um na sua especialidade )aviões !!!
Sds.