Dentre os clientes da companhia, estão os exércitos do Afeganistão, da Inglaterra e da Holanda
Desde 2010, a Saab fornece soluções altamente eficazes para o treinamento de varredura de minas e de artefatos explosivos improvisados (Improvised Explosive Device – IED). Dentre as soluções da Saab, está o jammer de rádio para bombas de controle remoto, que tem detectores de metais com sensores que registram como o soldado lida com o detector e com IED simulados. Em conjunto com empresas parceiras, a Saab também fornece equipamentos para destruição de minas e radares para detectar minas plásticas e para proteção pessoal.
“Caso não tenham um treinamento adequado, os soldados são muito propensos a morrer nas minas”, diz Joakim Schackenborg, diretor de Vendas da Saab para a América Latina.
Dentre os clientes da companhia estão os exércitos da Afeganistão, da Inglaterra, da Holanda, da Dinamarca, da Finlândia e da Suécia. “Mais de 100 mil soldados já foram treinados com nossas soluções e os clientes veem a diferença, pois podem salvar vidas”, complementa.
Dados da Organização das Nações Unidas (ONU) apontam que além das minas que foram implantadas no período da Segunda Guerra Mundial, desde 1960 cerca de 110 milhões de minas foram espalhadas por cerca de 70 países.
O Afeganistão é o 40º maior país do mundo em extensão territorial, sua população é de 32,5 milhões de habitantes, 1/6 da população do Brasil. No entanto, carrega o título de país com o maior número de minas terrestres. Acredita-se que o Afeganistão tenha cerca de 10 milhões de minas.
Segundo a experiência da companhia no Afeganistão, as operações de desminagem convencionais, usando varredores de minas, têm eficácia muito baixa, chegando ao máximo de 50%. Com as soluções de treinamento da Saab, um soldado pode melhorar sua eficiência no desempenho de busca, saltando de menos de 50% para até 95%. “Imagine um campo de futebol que tenha tido averiguação inferior a 50% versus um que teve até 95% averiguado”, explica Schackenborg.
A América Latina abriga o segundo país com o maior número de vítimas de minas e restos de explosivos de guerra: a Colômbia. Desde 1990, foram registrados mais de 11,4 mil casos de mortos e feridos, entre civis e militares. Segundo a ONU, cerca de 50% do território colombiano tem minas terrestres.
“Países com alta incidência de minas, como a Colômbia, podem se beneficiar da experiência da Saab no processo de desminagem, experiência que inclui tanto o desenvolvimento de processos e currículos de treinamento quanto a capacitação e qualificação do pessoal envolvido. O sucesso deste tipo de operação depende desta combinação de áreas, todas as quais a Saab pode fornecer através de sua abordagem holística”, aponta Fredrik Gustafson, diretor regional de Vendas e Marketing da Saab para a América Latina.
FONTE e FOTOS: Saab