Por Gordon Arthur
Um novo torpedo leve está sendo desenvolvido pela Saab para a Marinha Real Sueca (RSwN) e serão integrados em seus futuros submarinos.
Chamado de Torpedo 47, ele irá substituir o atual Torpedo 45, utilizado atualmente em navios, helicópteros e submarinos da RSwN.
A Saab recebeu um contrato adicional em 7 de dezembro do ano passado para integrar o novo torpedo a dois submarinos A26 que a empresa está construindo para a RSwN. O sistema de integração do torpedo também irá atualizar os sistemas atuais das corvetas classe Visby e nos submarinos da classe Gotland.
O contrato de SEK1.53 bilhões ($ 171,000,000) com a Saab, foi anunciado em 20 de maio de 2016 pela Administração de Materiais de Defesa (FMV), para o desenvolvimento e produção do torpedo entre 2016-2024.
Anne-Marie Võsu, chefe da unidade de negócios de sistemas subaquáticos da Saab, comentou: “Com os novos sistemas, as corvetas e os submarinos serão preparados para o novo torpedo leve da Marinha sueca, encomendado em 2016 e agora em desenvolvimento pela Saab. Os sistemas também serão integrados aos AUVs e ROVs da Saab.
A FMV declarou anteriormente que o novo torpedo, será otimizado para operações em águas rasas, e usaria ambos os dispositivos passivos e ativos, bem como wire comunicação filoguiada.
Carl-Marcus Remé, diretor de vendas para sistemas submarinos da Saab, falou à Shephard na UDT Ásia em Singapura, em 17 de Janeiro. Ele disse que o Torpedo 47 terá um design totalmente novo com novos sensores e melhor desempenho. Ele confirmou o seu desenvolvimento está “dentro do cronograma”.
Remén também apresentou o Sea Wasp para os participantes da conferência, um AUV sendo desenvolvido para clientes que incluem a Marinha dos Estados Unidos e o FBI. Três unidades foram entregues e estão agora sendo submetidas a avaliações.
A Marinha Real também testou o Sea Wasp no seu exercício “Unmanned Warrior” outubro passado. Remén disse que a Saab espera expor o Sea Wasp na exposição LIMA, na Malásia em março deste ano.
A Saab também oferece o AUV62-AT, projetado como um alvo acústico para treinamento de guerra anti-submarino. Remén explicou, que o AUV62-AT permite que as tripulações possam fazer tudo, desde iniciar uma formação básica para disparar um torpedo em um alvo, e em seguida, realizar uma extensa avaliação.
Ele previu: “Eu acho que haverá muito foco sobre o uso de veículos submarinos não tripulados e também veículos não tripulados de superfície, no lugar de usar navios para caçar submarinos.
TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: DAN
FONTE: Shephard News