Por Darren Boyle
A Força Aérea dos EUA realizou uma simulação de combate com um caça russo acima da Área 51 em Nevada.
O jato “inimigo” era um Sukhoi SU-27 que é usado pelas forças aéreas russas e chinesas. O Sukhoi foi interceptado por um caça F-16 que operava mas proximidades da Base da Força Aérea em Nellis. Os dois jatos lutaram um contra o outro por cerca de 25 minutos em altitudes variando entre 20.000 e 30.000 pés.
O controlador de tráfego aéreo Phil Drake disse que este avião era o Sukoi SU-27 Flanker russo, ostentando camuflagem soviética.
Os dois jatos realizaram uma série de passagens rápidas de alta velocidade durante a intensa missão de treinamento.
Aqui o F-16, à esquerda, aproxima-se do caça russo à direita, durante o combate aéreo simulado, acima do deserto de Nevada. O Sukhoi estava pintado com a camuflagem dos anos 90 para torná-lo mais difícil de ser visto no ar.
TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: DAN
FONTE: dailymail.co.uk
Maurício, afirmo ser condensação, sim! Pelo ângulo da imagem, não podemos afirmar que os dois aviões estão no mesmo nível. O F-16 pode estar mais à esquerda e afastado do SU. E mesmo que não fosse isso, o F-16 estaria pouco abaixo do SU e, para condições de condensação, pequenas variações de altitude, temperatura e velocidade podem influenciar na sua formação, ou não. E posso lhe afirmar outra coisa: não é fumaça.Por qual motivo iriam inserir algum mecanismo para gerar fumaça, simulando um abate? Os “abates” são validados por pods de instrumentação carregados nos trilhos de lançamento de mísseis. Fumaça, com absoluta certeza, não é!
Abraço.
Flanker, de condensação eu entendo, morei em Chicago por 10 anos, o fato é que o F-16 não apresenta fumaça ou condensação, esta é a minha dúvida, por isso não é possível afirmar ser condensação, ambos estão no mesmo nível (altitude) e supostamente utilizando o mesmo combustível.
Abraço.
Aviões russos ou soviéticos são coisa muito antiga nos EUA. Inclusive, a USAF operou um esquadrão com mais de 20 Mig-17, Mig-21 e Mig-23, do final dos anos 70 até meados dos 80. Eram usados para treinar táticas e conhecer os aviões do inimigo. Não confundir com esquadrões Agressors, que operavam a partir de Nellis AFB e Williams AFB, equipados com F-5, que simulavam aeronaves russas para treinar os pilotos da USAF. Por sinal, 26 desses F-5 foram adquiridos pela FAB em 1988 e 23 deles operam até hoje por aqui, agora como F-5M. Os esquadrões Agressors foram reequipados com F-15 e F-16 e operam hoje em Nellis, no deserto de Nevada.
sao Su-27 comprados a uns dez anos atras por uma empresa civil – tem videos do youtube as dezenas sobre ele
Mauricio Veiga, não é fumaça. São trilhas de condensação da umidade do ar. Nunca viu no céu quando aviões comerciais passam e deixam um rastro gigantesco de condensação? São apenas micropartículas de gelo.
Nada de mais. Treino com uma possível ameaça. Se fosse um Raphale, um Eurofighter ou um Mitsubishi, aí é que seria estranho.
Com a posse do Trump, a indústria bélica, que deu risadas no tempo do queniano Obama (aliás, prêmio Nobel da paz – uma verdadeira piada, que bombardeou outro prêmio Nobel da paz, um hospital dos “Médicos Sem Fronteiras” com as desculpas mais esfarrapadas; e como gastou dinheiro com guerras!), talvez não ria tanto depois do dia 20 de janeiro.
“Sim, nós pudemos” (não poderão tanto mais…).
Interessante observar que, mesmo os dois aviões estarem aparentemente no mesmo nível, o SU-27 apresenta a formação de condensação do vapor de água enquanto que o F-16 nada! Por qual seria o motivo?
Não existem entrelinhas, não adianta procurar pelo em ovo. Exercícios com a utilização de equipamento russo é comum há décadas. Existem depósitos e mais depósitos de equipamento “apreendido” nas mais diversas guerras, fora os adquiridos dos países que saíram falidos do bloco comunista após a queda. Até em programa de canais da NET, youtube e etc já vi diversas provas de munições em carros de combates soviéticos. Segue o jogo, sem pânico.
A primeira foto ficou intrigante com a fumaça branca saindo dos motores do SU-27, porque será ? Poderia ser algum artefato “pirotécnico” para simular o abate do SU ?
A indústria bélica americana está se coçando com a derrota da Hilária e de seu nada hilário companheiro Barack . . . . . esta indústria agora diz, Sim é possível . . . .
não tem nada de muito anormal ai eles avaliando o potencial de um avião que potencialmente e eventualmente eles terão que enfrentar …e não seria tão difícil conseguir comprar em muitos países ex soviéticos que hoje estão na OTAN ou que são aliados dos EUA e ainda dispõe de aviões Russos em seus inventários
lembram quando aquele piloto iraquiano desertou com um MIG e pousou em Israel e Israel logo enviou o MIG para os EUA para ser avaliado e testado e medido o seu potencial .
Não se espantem se for visto um F16 venezuelano sendo testado da mesma forma em solo Russo.
Não esperem ver eles avaliando um gripen ou um Typhoon ,. ai sim seria de espantar .
E preciso ler nas entrelinhas: a provável aproximação de Trump a Putin e vista como um grandíssimo risco ao stabilishment militar ocidental…..por isso quase que diariamente vc encontra notícias assim “plantadas” por agências em jornais e meios como dayli mail usa today…..por aí vai…..e preciso analisar criticamente
São Su-27 comprados pelo EUa para treinamento de capacidades do avião russo e tecnicas de combate. devem estar ensaiando um ataque na china…
Não entendi.
De quem é esse SU?
Russia?
Certamente da USAF