O Instituto de Estudos Avançados (IEAv), em São José dos Campos (SP), realizou, no período de 6 a 24 de agosto, a fase de análise das propostas Iniciais do Projeto LINK BR2 da Comissão Coordenadora do Programa Aeronave de Combate (COPAC). O objetivo do projeto consiste no desenvolvimento, integração, validação e fornecimento de um sistema tático de enlace de dados baseado no conceito operacional do sistema de comunicações por enlaces digitais da Aeronáutica.
O trabalho realizado deu continuidade ao processo de seleção, que teve o seu início no Instituto de Estudos Avançados (IEAv), nos meses de março e abril deste ano, com duração de sete semanas. Participaram empresas do Mercado de Defesa Brasileira que ofertaram suas propostas iniciais visando propor a melhor solução de um Sistema Data Link para a Força Aérea Brasileira (FAB). Este processo terá continuidade neste Instituto no mês de outubro de 2012.
O Tenente-Coronel Aviador Flávio, Gerente do Projeto, abriu os trabalhos agradecendo mais uma vez o espaço destinado ao Grupo e as condições de trabalho oferecidas e ressaltou a importância deste Projeto para o Ministério da Defesa (MD). O Coronel Aviador Vilson, Diretor do IEAv, ratificou a disposição do Instituto em facilitar o cumprimento da missão.
O evento contou com a participação de militares de diversas Organizações.
Entre elas: COPAC, EMAER, COMGAR, PAMA SP, CIAER, GAC-EMBRAER, GAC-HELIBRÁS, BASC (1º/1º GCC), BAAN (2º/6º GAV), BAPV (2º/8º GAV), BASV (1º/7º GAV), BACO (1º/14º GAV), BACG (1º/15º GAV) e BAGL (1º/1º GT), sob gerência da COPAC, e coordenação técnica do Instituto de Estudos Avançados (IEAv).