A Força Terrestre deu mais um passo no projeto de expansão do poder de dissuasão extrarregional. Nesta semana, o 6º Grupo de Mísseis e Foguetes (6º GMF) recebeu o segundo lote do Sistema Astros 2020, composto por seis Viaturas Lançadoras e três Remuniciadoras AV-LMU-MK6, da Avibras Indústria Aeroespacial S/A, institucional de São José dos Campos (SP). As viaturas comporão a 2ª Bateria do 6º GMF.
O Comandante Logístico, General de Exército Guilherme Cals Theophilo Gaspar de Oliveira, presidiu a cerimônia de entrega das viaturas. Ele destacou que o Projeto ASTROS 2020 está inserido na Estratégia Nacional de Defesa e integra o processo de transformação pelo qual passa o Exército Brasileiro. O General Theophilo lembrou que será implantado o Comando de Artilharia do Exército, em Formosa, e que, nessa estrutura, haverá um Centro de Logística de Mísseis e Foguetes. “Esse será mais um passo para a Logística Militar Brasileira chegar mais próxima de sua finalidade, que é proporcionar a cada grupo de material utilizado pelo Exército um centro capaz de cuidar da vida útil e de seus itens componentes”, considerou.
O Comandante Militar do Planalto, General de Divisão Luiz Carlos Pereira Gomes, comentou que contar com o maior poder de fogo do Brasil é um grande orgulho. O General Pereira Gomes lembrou que a Cidade de Formosa juntará treinamento, operação e manutenção, para encher de orgulho a Artilharia do País.
Segundo o Presidente da Avibras, João Brasil Carvalho Leite, é muito importante para a Indústria de Defesa Nacional que o Exército Brasileiro utilize os equipamentos produzidos no Brasil, pois isso favorece a Indústria de Defesa na concorrência com o mercado externo.
Projeto Estratégico ASTROS 2020
O Comandante do Exército determinou a elaboração do Projeto Estratégico ASTROS 2020, a fim de dotar a Força Terrestre de meios capazes de prestar um apoio de fogo de longo alcance, com elevada precisão e letalidade. O Projeto ASTROS 2020 contém diferentes estapas: (1) criação e implantação de uma Unidade de Mísseis e Foguetes; um Centro de Instrução de Artilharia de Mísseis e Foguetes; um Centro de Logística de Mísseis e Foguetes; uma Bateria de Busca de Alvos; paióis de munições; uma Base de Administração e um Campo de Instrução em Formosa (CIF); (2) desenvolvimento de dois novos armamentos: o foguete guiado e o míssil tático de cruzeiro, com alcance de 300 km; e (3) construção de Próprios Nacionais Residenciais (PNR) e outras instalações necessárias ao bem-estar da família militar na Guarnição de Formosa.
FONTE e FOTOS: EB
Mas afinal de contas, o que o astros 2020 tem de diferente em relação ao usado na década de 1980? Pensei que se tratava de uma versão bem mais moderna e ainda em desenvolvimento. Confuso isso.
Por que o AV-MT300 está demorando tanto para sair?
Verba não é, pois a Avibras goza estabilidade financeira no momento. O projeto já era para ser concluído este ano e até agora só especulações.
Correto é Fase de homologação /integração do Míssil AV-MT300., O bom é que os países que já operam as versões MK2 e MK3 terão a oportunidade de modernizar para a MK6 e ainda adquirir mais da versão nova. Esperando o dia pra ver o AV-MT300 em operação
Ops. a observação da escadinha é do JR.
Renato, bom dia! o Sistema Astro 2020 MK-6 já esta desenvolvido, já foram entregues 18 viaturas modernizada para o padrão MK6 e 20 novas para o Exercito, 12 Novas viaturas para a Marinha. Exportado para Indonésia e será para Arábia Saudita.
O Que falta é a integração ou homologação do míssil AV-MT300 que esta em faze de testes de lançamentos. O Que vem sendo publicado aqui no DAN. Vai na pesquisa do DAN e digite Astros que você terá muitas matérias boas para degustar. Boa leitura.
Jr, bingo, vc acertou na veia sobre a diferença entre versões, dei uma pesquisada aqui e realmente a Mk6 tem escadas embutidas na lataria e não adaptadas como as acima.
Sds.
Renato, ótima observação.
Dei uma pesquisada geral em noticias publicadas em canais diversos sobre as entregas. Do noticiado , 38 total recebidas modernizadas e novas.
Resumindo.
Viaturas novas.
1º Lote de 9 Novas, entregue para o comado logístico em Novembro/2013 e incorporadas, entregues oficialmente para a força em Julho/2014 – 6 Lançadoras 1 Remuniciadora 1 Meteorológica 1 Comando e Controle
2º Lote de11 Viaturas novas, entregue no mês de Outubro/2016 – 5 Lançadoras 5 Remuniciadoras e 1 Meteorológica
Viaturas Modernizadas.
1º Lote de 9 Viaturas Dezembro/2015 – 6 Lançadoras e 3 Remuniciadoras
2º Lote de 9 Viaturas Dezembro 2016 – 6 Lançadoras e 3 Remuniciadoras
Mas o sistema 2020 já está concluído?
Pensei que estavam desenvolvendo…
Pelas escadinhas da viatura, esse é um dos lotes de carros antigos que foram revitalizados para a versão MK6. A versão nova de fábrica tem escadinhas diferentes
Pelos meus cálculos já foram entregues umas 47 viaturas. Conforme venho acompanhado, o segundo lote já foi entregue tanto os das viaturas revitalizada MK 2e MK3 para MK6 quando das novas do primeiro pedido de compra e tem os vídeos. Na pagina do exercito no youtube tem os vídeos e aqui no DAN tem as noticias das entregas. Posso está confundido as coisa, mas este segundo lote que estão noticiando agora deve ser de um segundo pedido de viaturas novas ou sei lá do que se trata.