O Comandante do Quinto Comando Aéreo Regional (V COMAR), Major-Brigadeiro do Ar Flávio dos Santos Chaves, e o General de Exército Carlos Bolivar Goellner, Comandante Militar do Sul, visitaram (16/8) as instalações do Exercício ALBA V, realizado na Base Aérea de Santa Maria (RS).
Os Oficiais Generais percorreram as instalações do posto de comando e controle da Artilharia Antiaérea de Autodefesa, denominado Centro de Operações Antiaérea (COAAAe), onde tiveram a oportunidade de presenciar o exercício das funções operacionais do posto com a visualização sintética das imagens radar de alerta antecipado do sistema VISIR, o programa de registro e controle das Unidades de Tiro antiaéreas (PROCAAAe) e a rede de comunicações segura que efetua o enlace entre as U Tir e o COAAAe.
O Exercício Operacional ALBA tem por objetivo treinar as Unidades de Artilharia Antiaérea de Autodefesa na proteção de pontos considerados sensíveis e de interesse para o Comando da Aeronáutica, bem como proteger as unidades aéreas em desdobramento. Neste exercício, a Base Aérea de Santa Maria é o ponto considerado sensível e a ser protegido pelas Unidades de Tiro Antiaéreas, tendo como vetores hostis, em caráter simulado as aeronaves A-1 e o helicóptero H-60, pertencentes, respectivamente, ao 3º/10º e 5º/8º Grupos de Aviação.
Os Oficias Generais comentaram sobre a grande vantagem de proteção que a Artilharia Antiaérea proporciona às Unidades combatentes sejam elas de superfície ou aéreas quando no cumprimento de suas missões, principalmente, nos desdobramentos dessas Unidades.
FONTE: 1º GAAAD
Infelizmente essa é a nossa realidade. Dura e triste realidade de um “gigante em berço esplêndido”
Entra politico e sai politico e continuamos na mesma. Um dia quem sabe……………………….!
E so treinar mesmo, por que chega a ser vergonhoso um pais da importancia do brasil contar no seu inventario de armas ante aereas so com os igla.
Geralmente os manpds deverias ser para dar apoio nas utimas linhas de defesa hoje com o potencial dos possiveis meios atacantes os iglas nao representam perigo.