Por David Cenciotti
Menos de três semanas depois após perder um MiG-29, a Marinha russa perdeu outra aeronave durante as operações no porta aviões Admiral Kuznetsov, desta vez um Flanker Su-33, no último sábado dia 3 de dezembro.
Segundo o relatório da marinha, o avião de combate caiu durante sua segunda tentativa para pousar no porta-aviões em boas condições de tempo (visibilidade >10 Km, estado do mar 4, e vento a 12 nós), quando após enganchar em um dos cabos de parada, o mesmo se rompeu e a aeronave se precipitando no mar. O piloto conseguiu ejetar e foi resgatado por um helicóptero da marinha russa.
Considerando que em 14 de novembro um MiG-29K caiu enquanto se aproximava para pousar no porta-aviões, esta é a segunda perda para a ala aérea embarcada do porta aviões Almirante Kuznetsov em menos de três semanas e um golpe significativo para a aviação naval russa durante sua implantação de combate na Síria.
TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: DAN
FONTE: The Aviationist
Sempre elogio a industria de armamentos russos, mas para monitorar esta embarcação, a OTAN não precisa de nenhum de seus modernos equipamentos, basta seguir o rastro de ferrugem no mar. Lamentável. Se a intenção é demonstrar força como fizeram com os mísseis de cruzeiro, seria melhor deixar o velho navio em casa.
Doutrina…. Isso não se compra, os EUA não tem atoa, afinal operam em quantidades enormes nem é comparavel, e os russos estão aprendendo e adquirindo conhecimento, assim como os indianos, chineses e afins, vão aprender, eles nunca operaram o NAe deles como esta agora, como Nae “puro”, e é isso que eles querem, aprender, juntar informações para que isso não aconteça, mudar a forma de como acham que é, aposto que isso não acontecera quando o mesmo voltar para o estaleiro, e passar pela tal reforma e modernização. Estão adquirindo a doutrina para opera-lo em combate, afinal só se prende usando, eles estão. Assim como espero um dia ver o nosso em operação real.
Operações a bordo de Porta-Aviões são arriscadas e acidentes infelizmente acontecem. Contudo, é preciso ressaltar que o índice de acidentes com o grupo aéreo embarcado no NAe russo está muito alto para um deslocamento, o que mostra que não apenas a questão do adestramento pode estar deficitária como pode estar havendo falta de recursos dos russos para manter sua aviação de asas fixas embarcadas. De toda forma, o que era para ser uma demonstração de força está se mostrando na verdade a demonstração de deficiência dos russos nesse quesito.
Primeiro uma pane (talvez pane seca) nos motores do Mig-29, agora este rompimento do cabo de parada, a bruxa está solta no Kuznetsov.
Pelo menos, nos dois casos os pilotos se salvaram sem ferimentos. Só que nestas ocorrências em que o cabo se rompe, a tripulação no convés do porta-aviões também corre perigo com o violento chicotear do cabo de aço rompido, que pode causar sérios ferimentos em quem for atingido por ele…Será que houve feridos a bordo do Kuznetsov?
Por favor, não me apedrejem, é apenas um comentário e não uma crítica: o convoo do porta-aviões russo não pareçe mal cuidado, enferrujado? Sei que está em operação em pleno mar, em ambiente de alta salinidade, mas outros navios-aeródromos, de outras nacionalidades, mesmo em operação prolongada, me parecem em condições bem melhores. Repito, é apenas uma observação, não estou dizendo nada contra a operacionalidade ou capacidade do navio. Mas que parece mal manutenido, parece.
Cadê os “russistas” de plantão?