Reuters – O Ministério das Finanças alemão propôs ao Ministério da Defesa a aquisição de aeronaves KC-390 da Embraer e detrimento de aviões de transporte dos Estados Unidos. Segundo uma carta da secretária de Estado no Ministério das Finanças, Brigitte Zypries, enviada ao Congresso alemão, a sugestão foi feita após uma visita a instalação da Embraer no Brasil. Zypries descreve o KC-390 como uma alternativa “muito convincente” à aquisição do Lockheed Martin C-130J proposto pela ministra de Defesa Ursula Von der Leyen.
Ursula divulgou em outubro que o País busca adquirir 4 ou 6 aviões da Lockheed para operar em parceria com a França. As aeronaves seriam um complemento a frota Airbus A400M. Ainda não está claro se a Alemanha vai revisar a decisão do Ministério da Defesa. Em nota, a pasta divulgou apenas que recebeu a carta, mas não comentou o assunto.
A Lockheed afirmou que permanece pronta para trabalhar com a Alemanha e suprir as necessidades de transporte aéreo do País. Os militares alemãs inicialmente planejavam a compra de cargueiros multimissão da Airbus (Airbus A400M) para substituir a frota de C-160 Transall, que deverá ser aposentada em 2021. A decisão foi alterada recentemente para a compra de aviões menores capazes de cumprir outras tarefas.
Se a Alemanha comprar o kc390 acredito que vai abrir as “portas internacionais” para o kc e outros paises irão comprar
Marcos Gilbert, muito provavelmente sim, mas as partes todas que são fabricadas pela Embraer e seus fornecedores associados saem daqui, do Brasil. Somente são montados lá. E não se esqueça que a FAB ganha royalties significativos na venda de cada unidade do A-29 e do futuro KC-390, pois ela é proprietária intelectual dos dois projetos.
Se algum dia os KC-390 forem vendidos pela Boeing para os EUA , podem apostar que será fabricado por lá assim como os A-29
Que bela notícia! HEHE… Mas todos sabemos que não vai dar em nada! Os acordos políticos e a influência norte-americano na Alemanha e no mercado não deixaram esse possível acordo se concretizar, os E.U.A não vão aceitar perder facilmente. Mas seria lindo ver o KC-390 nas cores da Luftwaffe, daria um orgulho danado ver nossos produtos sendo vendidos mundo a fora.
heheheh Boeing, Boeing, Boeing,………..pra q serviria o tal compromisso e acordo c a Boeing q foi feito pela Embraer c a bencao do governo brasileiro……eh pra isso q eles entraram no negocio……a forca de sua area de Marketing, vendas e negocios , alem de um forte suporte financeiro da corporacao americana. Se isso vai gerar alguns empregos por la nao importa, mas aqui a reciproca eh verdadeira e ainda temos de sobra e reforco o aval do governo (se eh q isso eh possivel)
Wellington, pelo teu raciocínio de toma lá, dá cá, e se todos os países usassem esse raciocínio, os EUA não venderiam para praticamente ninguém, pois também não compram de praticamente ninguém, são autossuficientes….o mesmo vale pra Rússia, que vende pra dezenas de países e compra de quem? Ucrânia (Antonov)? E o que os russos compraram de nós em contrapartida aos Mi-35?
com certeza os EUA fará uma pressão violenta para escolha de equipamentos americanos, espero que o brasil seja forte no sentido de convencer os alemaes que e uma melhor escolha
Se a Boeing, que assinou um MOU com a EMBRAER para promover o KC-390 em determinados mercados, entrar na jogada há grandes chances do negócio ser bem sucedido. Mas antes da Luftwaffe acho que a EMBRAER precisa focar na Flyvapnet, que busca substituir seus já cansados C-130H.
OBS. O KC-767 que a FAB quer comprar e de segunda mão modificado em Israel pela IAI, não tem nada haver com a Boeing e os USA.
Wellington Goes: Perfeito, isto é soberaniane assim como na política internacional o princípio da reciprocidade deveria prevalecer. Se nos vende tem que comprar. Simples assim.
Já passou da hora do governo e as FFAA aprenderem a usar o toma lá, dá cá. Ora, se o programa KC-X2 (KC-767) está problemático para desenrolar (falta grana), que havendo o compromisso do governo alemão em adquirir alguns KC-390, tenho certeza que a FAB não acharia ruim em receber alguns A-330 MRTT e de lambuja, dar o ACJ VC-1 como entrada.
Ora, se a USAF não vai de KC-390, não há porque irmos de KC-767 sem nada em torna. É o que penso.
Até mais!!!
Se a Embraer conseguir vencer a concorrência do Canadá para uma nova aeronave SAR e a na Alemanha,sera uma vitória em tanto.
Na hora H o lobby Americano tem poder, mss a Alemanha há tempos diversifica e isto é bom pra nós. Aqueles que acreditaram que decisões políticas são somente no Brasil vejam que após escolha das FAs alemãs o governo tenta interceder. Quais critérios? Não sei, mas é político e política não é ruim.
Maravilha, tomara que a Embraer consiga vender para os alemães.
Assisti a todas as Comissões Relações Exteriores do senado e o Seminário na Câmara dos Deputados e vi o trabalho de convencimento do Min. da Defesa e dos Comandantes das Forças Armadas para arrumar verba de $ 200.000.000,00 para acelerar o projeto do KC-390 , o $$$$ é dificil , mesmo provando que vai dar LUCRO PARA O PAÍS ,de Um Bilhão por ano e mais geração de milhares de *empregos* , é um tal de depois a gente vê .que da até MEDO e nos faz pensar se eles são mesmo Brasileiros ,,,,e os outros projetos então ;? Quando falou em Subnuclear acharam um Espanto ,,,,mas nós temos ISSO AI ..? rsrssss
Otima noticia !!! 🙂 espero poder ver um Kc390 com as insignias da Lufftwaffe , e acredito que logo novas forças estarão emitindo RFI para a embraer