Uma aeronave (até então desconhecida pela população) foi vista por milhares de pessoas sobrevoando os céus de Denver, capital do estado do Colorado, EUA.
Identificado como Boeing E-6B Mercury, o modelo é um centro de comando aéreo desenvolvido para ser usado especificamente em casos de guerra nuclear.
A aeronave foi avistada na última quarta-feira (16).Até mesmo oficiais militares não conseguiram identificar a origem e o destino do avião, o que causou apreensão e pânico entre algumas pessoas.
Segundo o site da Marinha Americana, o E-6B é um avião de alta tecnologia equipado com um sistema de controle de lançamento de mísseis balísticos intercontinentais (ICBM – Intercontinental Ballistic Missile).
Ele possui um alcance extremamente elevado, > 5.500 km ou 3.500 milhas. O E-6B seria acionado somente caso os EUA estivessem participando de uma guerra nuclear.
O voo secreto, identificado pelo código IRON99, sobrevoava o Pacífico, relatou o jornal o Daily Star. Após circular por mais de uma hora, ele finalmente pousou na sua Home Base em Tinker Air Force, em Oklahoma.
Funcionários de alto escalão da base Buckley Air Force (Colorado) também estranharam o fato e disseram que a aeronave E-6B nunca esteve nos radares de suas torres de controle de tráfego. O controle de tráfego aéreo do Aeroporto Internacional de Denver também confirmou que nenhum avião entrou em contato com a torre para especificar o plano de voo.
Um funcionário federal do governo (apesar de não estar autorizado a falar), relatou ao Daily Star que o avião estava envolvido em uma missão de treinamento organizada pelo Departamento de Defesa. A missão teria envolvido várias agências que não estão autorizadas a comentar sobre o assunto, informou a fonte:
“Tais missões especiais de defesa são secretas e nunca são informadas ao público” disse.
O Comando de Defesa Aeroespacial da América do Norte (NORAD) foi contactado e a resposta foi:
” Não conseguimos localizar o misterioso voo ou até mesmo confirmá-lo”
O governo norte-americano não fez nenhum pronunciamento a respeito do voo.
FONTE: Jornal The Sun via Diário do Brasil
Essa aeronave é uma célula de Boeing 707-300 altamente modificada, contando com 4 turbofans CFM-56. Seu alcance é de 6.600 milhas náuticas ou 7.500 milhas ou pouco mais de 12.000 km. Conta com 22 tripulantes e tem um teto operacional de 12.200 m. Entrou em serviço em 1989 e foram construídas 16 unidades. Quanto a ser percebido ou não nos radares, pode-se garantir que de stealth ele não tem nada. Mas se foi visto ou não nos radares, a informação foi passada inclusive pelos militares e por ser uma aeronave envolta em certo mistério, pela natureza de suas missões, nunca saberemos ao certo. Mas particularmente, acredito que seja plenamente visível em qualquer radar de controle aéreo.
Há um certo exagero no grau de segredo da missão, ele até apareceu no Flightradar24.
Devem ter dado uma “GUARIBADA” no transponder para que o vôo não tenha sido “pego” pela rede de radares civis. A aeronave deve voar com um TCAS avançadíssimo para não dar chance para o azar.
Um avião desse tamanho com 4 motores e voa apenas 6.000km?
Tá certo isso Arnaldo? Isso não é alcance elevado nem aqui, nem na China.
O Phenom 450 consegue fazer a mesma distancia, e é apenas um pequeno avião executivo.
Eu chutaria que a distancia é o dobro daquilo OU tem um “1” antes daquele “5.500km”.
Desse tamanho e com esse formato eu acho muito mais provável que ele tenha sido visto sim e os RP’s simplesmente estão mentindo.
Esse avião deve ter uma super ultra tecnologia para não aparecer em nenhum radar americano,(estranho).
Como o E-6B só é acionado em caso de guerra nuclear as pessoas devem ter ficado com medo de que o mesmo estivesse proximo de acontecer. Foi só um treinamento rs.