Serão 4.500 militares de oito escolas, com 500 viaturas, nove aeronaves, cinco jornadas de tiro real, empregados em atividades diurnas e noturnas. A maior Manobra Escolar já realizada pelo Exército Brasileiro acontecerá na Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN), entre os dias 8 e 17 de novembro, sob a responsabilidade do Departamento de Educação e Cultura do Exército (DECEx). Com o objetivo de simular uma grande situação de conflito e identificar a narrativa dominante entre dois lados, o exercício terá, como bases, a integração e o conhecimento entre alunos e cadetes.
“A Manobra Escolar trará um cenário complexo e atual. As operações serão na era do conhecimento, que é o que acontece no mundo e no Brasil”, disse o Comandante da AMAN, o General de Brigada André Luis Novaes Miranda, na abertura e ambientação do exercício, ocorridas no dia 8 de novembro. Foi destacado o trabalho que será desenvolvido no campo humano e na valorização de questões humanitárias, aliados aos valores e às técnicas militares. “Será uma grande operação de informação”, resume o Comandante.
O exercício de 2016 irá combinar os escalões de comando do Exército Brasileiro com todas as funções de combate, de acordo com as Armas, Quadros e Serviços. Os militares irão realizar manobras de amplo aspecto, com ações ofensivas, defensivas, de pacificação e de apoio a organizações não governamentais. Durante a atividade, irão ser empregados os mais modernos equipamentos do Exército Brasileiro.
Participam da Manobra os cadetes dos quatro anos da AMAN, os alunos da Escola de Comando do Estado-Maior do Exército, da Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais do Exército, do Centro de Estudos de Pessoal, da Escola de Inteligência Militar do Exército, da Escola de Saúde do Exército, da Escola de Sargento das Armas, da Escola de Sargentos de Logística do Exército, da Escola de Instrução Especializada e da Escola de Artilharia de Costa e Antiaérea, que colocarão em prática os ensinamentos obtidos em suas organizações durante o ano de instrução de 2016.
ECAM e ACISO
Durante as atividades da Manobra, será realizado o Estágio de Correspondente de Assuntos Militares (ECAM) com estudantes de jornalismo, que irão acompanhar as ações desenvolvidas pelos alunos e cadetes. Ao término, serão os responsáveis por dizer qual dos lados obteve a narrativa dominante, de acordo com as percepções durante o exercício, usando, também, ensinamentos teóricos sobre o Exército Brasileiros obtidos em instruções.
Serão promovidas, também, ações cívico-militares (ACISO) para a população de Resende, com atendimentos médicos, odontológicos e apresentações da banda de música militar.
FONTE e FOTOS: EB