No período de 19 a 23 de setembro, foi realizado o primeiro embarque de uma aeronave SH-16 Seahawk, 1º Esquadrão de Helicópteros Anti-Submarino (HS-1), no Navio Doca Multipropósito Bahia (G 40), oportunidade que permitiu o primeiro contato dos militares com o navio.
No referido período, foram realizados exercícios de hangaragem e desangaragem da aeronave, armamento e desarmamento com míssil e torpedo de manejo, Qualificação e Requalificação em Pouso e Decolagem (QRPB) de três pilotos, sendo que, para um dos pilotos, foi o primeiro pouso a bordo da sua carreira, além de adestramentos voltados para as equipes do navio e para o Destacamento Aéreo Embarcado.
Todos os eventos foram em proveito do PAD-MAR II do G 40. Fruto desse embarque, foi possível atestar as capacidades do navio que atendem satisfatoriamente às necessidades para a aeronave embarcada.
Dali “Bahêa”.
Guilherme li outro dia que a marinha comprou o direito de construir mais desta classe de navio, minha pergunta é se a marinha comprou é porque vai construir, tem alguma informação sobre o assunto se eles planejam realmente construir e quando seria, teria alguma modificação ou será igual ao Bahia, abraços e desde já obrigado.
Muito bom! Só falta a MB fazer um grande exercício testando o navio na sua capacidade máxima de emprego!
Rafael,
No final desse mês vai ocorrer esse exercício.
Abs