Por Leandro Mazzini
A bancada de Minas Gerais solicitou R$ 100 milhões em emenda do orçamento da União de 2017 para a Marinha comprar helicópteros para a retomada da missão na base Comandante Ferraz, na Antártica, no Polo Sul.
Alega que os atuais helicópteros são obsoletos. Curioso é que a indicação é para a compra dos aparelhos da Helibrás, da fábrica de Itajubá, no Sul de Minas.
FONTE: UOL
NOTA DO EDITOR: Curioso é se fosse para outra fábrica de helicópteros fora do Brasil.
Conheça o helicóptero avaliado pela Marinha do Brasil clicando AQUI
Segundo a aero magazine cada H145 sai por aproximadamente 10 milhões de dólares… isso não versão civil básica… versão militar com certeza é mais cara
Sim, mas esses 100 milhões, vão dar pra quantas anv afinal?
Caros
Considero coerente escolherem uma empresa com fábrica e manutenção no Brasil e nesta lógica deveriam para o EB fazerem o mesmo com o tiger ou que os da short list assumam compromisso de nacionalizar a aeronave e ter empresa de manutenção permanente no Brasil.
Quais são as outras aeronaves do short list?
William,
O Leonardo AW109 e o Bell 429 WLG.
Abs
Airacobra,
Na matéria tem fotos do mesmo dentro do hangar: http://www.defesaaereanaval.com.br/programa-uhp-marinha-do-brasil-avalia-o-helicoptero-h145/
Pelo que a matéria explica, só não ficou claro se cabem dois dentro do hangar. Porque só foram feitas as medições, mas um coube sem precisar fazer adaptações.
Quanto a escolha da aeronave, com certeza a emenda dos deputados mineiros tem a visão de que o a Helibrás levará essa!
Outras fabricantes não realizaram os mesmo testes né?
Douglas,
As medições mostraram que cabem dois sim.
As adaptações teriam que ser feitas para os três modelos do short-list, pois nenhum cabe no hangar.
Quanto as avaliações, foram feitas dos três na BAeNSPA, porém apenas o H145 realizou o pouso a bordo do “Tio Max”, por solicitação do fabricante.
Segundo a DAerM, a ideia é fazer o pouso a bordo dos outros dois modelos também mas, para que isso ocorra, depende da disponibilidade das aeronaves pelos fabricantes.
O H-145M se não em engano é o preferido pelo pessoal do HU-1, já fez teste até mesmo embarcando no Maximiano, por pouco não entrou no hangar, ele é bem mais alto que o esquilo, teria que ser aumentada em cerca de 1m a altura da porta do hangar para poder entrar e operar com segurança.
Espero, muito, que outro seja o escolhido. Ficaremos muito dependentes da Helibras/Airbus se ela o for. Eu, particularmente, torço pelo AW-109.
Não acho que 60 pessoas com curso técnico dão um grande peso para o H-145.
Além disso, é necessário diversificar os fornecedores, para não dar em corrupção.
100 milhões da para comprar pelo menos 4 ?
Curioso será se alguém estiver achando que esta bancada fez isto pensando no país ou na MB…
Mas a MB já bateu o martelo pelo H-145M? Ou ele faz parte da lista de modelos sendo avaliados? Se já foi escolhido o modelo citado rudo certo, senão, a emenda não pode condicionar a liberação da verba somente se for para adquirir o modelo da Helibrás……O correto no meu entender seria disponibilizar a verba para comprar o heli que a MB escolher, seja do fornecedor A, B ou qualquer outro…..
Ainda não, por enquanto avaliou os concorrentes do short-list, como a do H145 que eu acompanhei na BAeNSPA.
Independente da liberação da verba, quem vai escolher a aeronave vai ser a MB, seguindo seus critérios de avaliação, sob a responsabilidade da DAerM.
Abs
Ótima aeronave. Se não me engano o governo do Maranhão possui esta aeronave e emprestou ao RN para a Copa do mundo. Vi de perto quanto ampla e capaz e sua sua versatilidade é impressiinante. Pouco tempo para de uma aeronave de transporte de passageiros para SAMU foi foi muito rápido.