No dia 14 de outubro, o Navio Doca Multipropósito (NDM) Bahia (G 40) foi aprovado pela Comissão de Inspeção e Assessoria de Adestramento (CIAsA), do Centro de Adestramento Almirante Marques de Leão. Durante a inspeção operativa foram realizados diversos exercícios, tais como: simulação de combate a incêndio, lançamento e recolhimento de Carros Lagarta Anfíbio (CLAnf) e de Embarcações de Desembarque e atuação com helicópteros.
A aprovação do navio pela CIAsA representa que o Bahia está pronto para operar com os demais meios da Esquadra em Grupo-Tarefa e, assim, atender com eficácia às tarefas que lhe forem atribuídas.
A aeronave “Pégasus” N-7106 participou de uma série de exercícios, dentre os quais transporte de tropa de fuzileiros navais durante movimento navio para terra por helicóptero, operação de esclarecimento de alvos de superfície e qualificação e requalificação em pouso a bordo, tendo sido alcançada a qualificação de três aviadores navais. Outro fato de relevância foi a realização, após homologação, do primeiro pouso no SPOT 1, localizado mais avante no convoo.
A participação nesse tipo de missão contribui para a elevação operacional e melhoria no adestramento de todos os meios envolvidos durante a realização de operações embarcadas.
FONTE: MB
Teremos um enorme ganho operacional, agora a Marinha pode apoiar as tropas no Haiti. Padilha e a cobertura da apresentação e primeiro voo do Heli Operacional da Marinha?
Padilha tenho duas perguntas: 1) A MB esta comprando outro NDD a us navy? 2)Qual o destino do Mattoso Maia?
Caro Galitto,
É verdade sim a informação conforme o PGAMMB 2018. A MB pretende construir mais 3 unidades pelo menos: uma exatamente igual a adiquirida e outras duas com especificações exigidas para operações com outros produtos nacionais. A previsão é que a peimeira unidade seja lançada ao mar em 2020 e as outras a cada 2 anos conforme recursos.
Ver o NDM Bahia da esperança. O Brasil não pode perder as compras de oportunidade para renovar a esquadra, o custo para construção em território nacional é elevado, demorado e sempre com riscos de paralisação, infelizmente.
Apesar de vasto material informativo no site a respeito do Bahia ainda tenho algumas dúvidas a respeito do navio, são elas quantos h225 cabem na ” garagem ” do navio e o máximo de fuzileiros que podem ser levados e quantos h225 podem pousar e decolar ao mesmo tempo?
Maybe 5 H225M. Mesclando com outras aeronaves um total de 7 é possível. Veja, mesclando outros modelos. Quanto ao numero de fuzileiros pode levar até 700. E não é garagem e sim hangar. O navio pode operar até 3 aeronaves ao mesmo tempo.
Gostaria de saber dos amigos, se procede a informação de que a Marinha do Brasil, também teria adquirido a ” licença ” junto a DCNS para fabricação de outra embarcação dessa categoria ?
Negativo.