Em 07 de outubro de 2016, a EASA (European Aviation Safety Agency) tomou a decisão de cancelar a suspensão temporária de voo dos helicópteros modelos Super Puma EC225LP e AS332L2, da Airbus Helicopters, em vigor desde de 02 de junho de 2016 após a queda de um helicóptero EC225LP na Noruega, ocorrida em 29 de Abril de 2016. O conjunto de medidas de prevenção que culminaram na decisão de permitir este tipo de helicópteros voltar a voar incluem:
- A eliminação de um tipo específico (Tipo A) do 2ª estágio da engrenagem planetária da MGB (Main Gearbox) envolvido no acidente, por um outro tipo (Tipo B) que demonstrou possuir uma vida útil mais confiável.
- Um fator de segurança adicional foi aplicada à vida útil deste tipo de engrenagem (Tipo B), o que resultará na redução pela metade do tempo atual de substituição.
- Inspeção diária ou após 10 horas de voo (o que ocorrer primeiro) dos chips detectores e a cada 10 horas de voo o filtro de óleo com critérios mais rigorosos.
Todas as MGB’s que sofreram eventos incomuns serão retiradas de serviço. Eventos incomuns incluem os de causas externas, que possam causar impacto na MGB, mas sem que necessariamente possam causar evidências visuais de danos.
A EASA tem acompanhado de perto a análise e os testes realizados pela Airbus Helicopters. Mantemos o nosso total apoio à investigação conduzida pelo Accident Investigation Bureau of Norway (AIBN). Esta ação continua a abordar a recomendação de segurança inicial da EASA e vamos encaminhar quaisquer outras recomendações dirigidas a EASA.
A EASA acompanhará de perto a ação de cumprimento tomada pelo fabricante do helicóptero e dos operadores, seguindo o retorno ao serviço, juntamente com informações operacionais.
Vamos continuar a trabalhar com os fabricantes de helicóptero, reguladores internacionais, autoridades nacionais de aviação e operadores de offshore, para garantir que os mais altos padrões de segurança possíveis sempre prevaleçam.
FONTE: EASA
TRADUÇÃO e ADAPATAÇÃO: DAN
Como ja citaram acima…..gambiarras…mas quem vai pagar por estas inspecoes diarias ad eternun…….estes boletins so livram a cara da EASA caso novo evento ocorra, mas nao resolvem o problema tecnico existente. Eu ficaria de orelha em pe e deixaria de operar esta aeronave imediatamente, muito menos entraria numa. Qto aos nossos operados aqui pelas FAs….que fiquem de barba de molho……sorte q estao sendo muito pouco operados por inumeras razoes (falta de verba pro combustivel eh uma delas rsrsrs).
Mais gambiarras. A Airbus está se especializando nessa área, principalmente em relação a este helicóptero.
Esses helis são a versão civil dos H225M? Caso afirmativo, os H225M das FFAA passarão pelas mesmas medidas de prevenção? A Airbus Helicopters tem outra alternativa para que os helis operem sem restrições?