A China alertou ao Japão de que está “brincando com fogo” ao tentar se juntar às patrulhas e exercícios navais norte-americanos nas águas disputadas do Mar do Sul da China, onde Tóquio “não tem nada a fazer.”
Em meados de setembro, o Japão anunciou que planeja aumentar as atividades militares conjuntas com Washington no Sudeste Asiático, bem como fornecer ajuda militar a países como a Filipinas e Vietnã, que mantêm disputas territoriais na região com a China.
“Se o Japão quer realizar qualquer patrulha conjunta e exercícios conjuntos administrados pela China, é como brincar com fogo e as forças armadas chinesas não vão ficar de braços cruzados, “disse o porta-voz do Ministério da Defesa chinês , Yang Yujun”.
‘Perdido’ em “águas turbulentas”
Ele ainda esclareceu que o país do sol nascente, apesar de estar “fora da região do Mar do Sul da China, sempre tentou estragar a situação “nessa área”, tentando obter uma porcentagem em águas turbulentas”.
Pequim e Tóquio permanecem disputando territórios no mar do Leste da China para as ilhas Senkaku / Diaoyu, mas no Mar da China Meridional, o Japão não tem pretensões, mas está preocupado com a crescente influência do gigante asiático na região, onde gastam anualmente 5bilhões no comércio marítimo, em grande parte de e, para os portos japoneses.
Enquanto isso, os EUA ao longo do ano intensificaram manobras militares perto de ilhas artificiais construídas por Pequim no Mar da China Meridional.
Washington insiste em navegar em águas disputadas pelos asiáticos, alegando a premissa do princípio da liberdade de navegação, o que levou a numerosas queixas da China, que classificou como “provocações”. Este princípio está contida no acordo de 1982 Direito do Mar, que não foi ratificado pela nação americana das Nações Unidas.
Nos últimos meses, a China reforçou a sua presença militar naval na região, algo que os seus vizinhos e os Estados Unidos, em aliança com estes, também realizaram uma intensificação como medida preventiva, o que resultou na militarização sem precedentes das águas no extremo leste.
TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: DAN
FONTE: RT
Eu diria que seria uma reprise da Guerra entre Alemães e Ingleses, mas com uma diferença de que os japoneses tem capacidade de construir e lançar armas nucleares contra os chineses.
Bombas destruído grande parte do Japão não é um significado de Vitória, lembre se do terremoto em 2011 a organização do povo em superar dificuldades, se a mesma coisa ocorresse na China ou em um pais Ocidental aquilo se tornaria uma caos, desde pequenos os japoneses recebem a educação para superar as dificuldades mantendo o respeito ao próximo em primeiro lugar, também não se esqueça que os japoneses tem dinheiro e apoio de aliados (americanos/Ingleses/alemães e franceses) no fornecimento do que for necessário para um conflito de longa duração.
Por isto eu digo que se a China quiser ganhar uma guerra contra o Japão eles teriam de utilizar armas nucleares para aniquilar toda a população, ataques convencionais somente retiraria os samurais das tumbas.
Topol, o Japao nao depende somente doas bases e recursos militares dos USA. Isso eh fato a nmais de 35 anos. Nao consigo aqui enumerar o pqe de minha opiniao c numeros. Saiba somente q conheco a terra do sol nascente e onde tenho cunhados e familiares vivendo. Meu filho mesmo la morou mais de 10 anos. Nao seria tao facil assim como vc escreve , os Chinas sabem disso tbm. Sera q vc esqueceu…..os japoneses comem pela beirada…..lembre-se….tem base para lancamento de foguetes e satelites independentes e ate mesmo superiores aos dos Chineses e nao fazem tanto alarde disso. Imagine entao o q ainda nao mostraram de fato. Nao se iluda, os chinas ficam rosnando mas sabem q se meterem c os japoneses vao encontrar um adversario renhido e muito capaz e c a ajuda dos USA> A China ainda nao eh pareo para os japoneses e nessa hora os adversarios do passado como a Koreia , vao se tornar amigos. Vc nem faz ideia do tanto de interesses dos japoneses estao colocados financeiramente na Koreia e ate mesmo na China……ali nao tem loucos ainda, o capital fala mais alto Deixe os chionas rosnarem o tanto que quiserem, isso eh pura retorica . Sds
O Japão tem uma bela marinha sim… mas não é páreo para a PLA Navy. O maior trunfo do Japão é o contingente militar dos EUA que fica permanentemente baseado lá, o que por si só, já é um fator de dissuasão imenso… hipoteticamente se anularmos esse fator Estados Unidos a balança pende fortemente para o lado da China, e nem vou citar sobre as armas nucleraes… a China tem centenas senão milhares de mísseis IRBMs taticos capazes de atingir as bases aérea e navais do Japão acabando com sua capacidade de defesa no primeiro dia de guerra… se o Japão sofrer uma perda dessa não será capaz de se recompor tão cedo pois é muito dependente de recursos naturais já a China não… mesmo que venha a sofrer perdas a capacidade de reposição é muito maior, 10 vezes maior do que a do Japão, sem contar que o Japão não possui mísseis balísticos para atacar a China, terá que contar exclusivamente com seus sistemas Patriot e com os AEGIS de seus contratorpedeiros para tentar minimizar o golpe, sem contar com o THAAD na Coréia do Sul que certamente iria ajudar… mas, quantos mísseis eles vão conseguir segurar ? Isso ninguém sabe mas a verdade é que eles uma hora vão falhar e falhando o primeiro alvo que vai explodir são as bases dos F-15J e as bases navais, o que literalmente quebraria as pernas do Japão… por isso que eu digo que o maior trunfo do Japão são as bases e o contingente americano no país, é isso que os protege contra a China.
Os japoneses devem ir la patrulhar mesmo, os chineses cada vez mais vai patrulhar as ilhas proximo a costa do Japao e os japoneses nao podem fazer o mesmo, sendo que nem costa chinesa e`, este mimimi chines ja encheu o saco ataca logo o Japao para ver o que vai acontecer.
Este pais ja tem dono, foi tomado pelos EUA, e chama-se Estados Unidos do Brazil, infelizmente.
… aí será tarde demais para esse país. Esbanja biodiversidade mas não se importa com ela.
É, se chegar a ocorrer um guerra dos EUA com a China que se intensificar e começar a ter outros países entrando pra apoiar um lado ou outro ai sim a coisa fica feia podendo surgir ai a 3 guerra mundial e pelo que, só por disputa de poder em águas que tem bons recursos, isso me faz lembrar do que pode acontecer se estes países olharem melhor no mapa e ver um país onde os recursos são ótimos e variados e que as defesas são poucas e fracas, coitado deste país.