Governo da presidente Dilma se comprometeu a ceder “Tucanos”
O presidente interino, Michel Temer, retirou do Congresso o projeto de lei que previa a doação de três aeronaves do tipo Tucano T-27 à Força Aérea de Moçambique.
A iniciativa de fazer a doação partiu do governo da presidente afastada Dilma Rousseff. Deputados petistas disseram que essa seria uma forma de aproximação com Moçambique, um importante parceiro comercial do Brasil na África.
Em março de 2014, o assunto foi objeto de uma reunião do ex-ministro da Defesa Celso Amorim com representantes do governo moçambicano, em Maputo.
FONTE: Época
esses partidários deveriam ir para outro espaço dar suas opiniões, nós brasileiros precisamos de gasolina barata, forças armadas profissionais, menos impostos,menos oportunistas menos juros q o Temer diminua esse elefante q é o brasil etc
Uma ninharia nas relações internacionais. Pensar pequeno é o que fazemos. 7º economia, 5º país em extensão e 1º em vira latismo.
Prezado Pedro Alves, A Franca nao doou nada, nao queriam sucatear o tronbolho pois demandaria muito mais despesa so para retirar materiais toxicos de dentro do PA. Assim, para nao ficar no preju, acharam uma marinha explendida q resolveu pagar pelo menos uns trocados. O resultado esta la encostado no arsenal da marinha. Outra coisa, os T 27 nao estao encostados nessa forma q vc colocou. Somente q nao estao disponiveis na escala de voos da AFA por inumeros motivos e um deles eh a reducao da horas de voo dos cadetes, alem de economias c combustivel e manutencao. Tbm sou muitissimo contra doacoes, afinal, nao existe almoco de graca, se querem fazer media c outros, q o facam c o dinheiro do bolso deles (politicos)
Quanto comentário néscio…
Eu nem 15 anos de idade tinha, quando o governo Militar de Geisel apoiava economicamente regimes revolucionarios de esquerda, como em Angola. Ano passado o Brasil doou blindados a Suriname e Paraguai, que NÃO são países do bloco “bolivariano”, portanto, não são “companheiros”. A ajuda econômica e militar do Brasil a países menores sempre existiu, independente da linha ideológica dos governos, vão se informar melhor.
Celso reis, a frança “doou sim” o foch. Onde se viu pagar 12 milhões por um PA?
Nuremberg, os T-27 que iam ser doados s~ão aeronaves encostadas pela fAB após a chegada do A-29. Tá sobrando
as é melhor deixar eles apodrecendo aqui que fortalecer o combate ao narcotráfico em um país que realmente necessita deles.
Pedro, não seria assim não. A FAB iria retrofitar eles e entregar voando bacaninha. Quem iria pagar a conta? Nós, mais uma vez. Acho que chega né?
Parabéns ao Presidente Temer, devemos acabar com esta farra de ficar doando material bélico, quem quiser que compre. Por acaso a França fez doação do FOCH? Pagamos caro ajudando os Franceses a ganharem espaço nos portos.
EUA doam armamento, aeronaves? Centenas de aeronaves usadas/cansadas estão guardadas mas eles não doam NADA. Se quiser eles vendem. Você paga pela modernização e leva. Mas de graça? Não lembro.
Sou contra a doação das aeronaves.
Aqui não tá sobrando. Tá faltando!
Oi Jaime
Se informação lhe faz rir vamos gargalhar
A Petrobras entrou na Bolívia nos anos 90 após os governos neoliberais na América Latina. A Petrobras Bolívia S.A. PEB era proprietária de duas refinarias que eram responsáveis por 100% do consumo Boliviano de gasolina e 60% do óleo diesel. 25% dos postos de combustíveis eram da Petrobras e isto representava 18% do PIB boliviano, 24% dos tributos arrecadados. O governo decidiu recomprar as refinarias, além disto tornava as riquezas minerais ao Estado como é aqui no Brasil, autorizando apenas a parcerias com empresas privadas como a Petrobras, Repsol, British Petroleum e Shell.
Com esta nova fase de exploração não era vantajoso para a Petrobras explorar e o governo prexisava dar uma resposta a população que queria a nacionalização das empresas sendo assim foram recompradas por 112 milhões de dólares. A Petrobras pagou pelas duas refinarias 104 milhões e investiu 30 e revendeu ao governo boliviano por 112 milhões de dólares. Além disto a Petrobras ficou com exploração de campos gasosos (gás natural) e o gasoduto Brasil Bolívia. Em 2006 mais um campo de gás foi concedido a Petrobras pois os atuais já estavam com sua curva de produção descendente. Bem vamos todos rir agora, mas opinião são várias, fatos são únicos. O governo boliviano fez o que até ontem fazíamos. Tudo bem sempre haverá uma petrobrax e o bom mesmo foi o negócio da vale, da CSN esses foram negócios de ouro.
A riqueza e do povo boliviano simples assim…o governo foi lá e nacionalizou ……….já aqui entregao para nacoes estrangeiras ,privatizarao a maior mineradora do planeta por 2 bi de FHc e o lucro da empresa a cada 3 meses e de 2 bi de dolares….kkkkk……para lembrar aos participantes que consta na contituicao do brasil que e vedado a realização de guerra por imperialismo……o maior da america do Sul tem que manter o seu quintal em paz…….!!!!!!!
Rafael Oliveira
Desculpe, mas me referia aquele momento especifico. Logo apos houve a quebra de contrato pois nao era vantajoso para a petrobras ficar na Bolivia. Se nāo serve pra mim nāo serve pros outros.
Nem aqui a petrobras e dona do subsolo. Agora teremos a petrobrax e todos os problemas acabaram.
Prezado Bruno, estes T 27 sao e ainda serao por muitos anos utilizados na AFA para treinamento, os Super tucanos tem outra funcao e estao na linha de frente em nossas fronteiras do norte e na instrucao para piloto de caca la em Natal.
Eu sempre acesso os comentários para rir dos comentário desse leonardo kkk É impressionante como os militontos estão sempre certos e os demais sempre errados.
FHC não foi bom para as Forças Armadas então criou-se toda uma expectativa quanto ao companheiro Lula, mas, com o passar
dos anos o “sucateamento” apenas aumentou…a marinha hoje é menor e menos capaz que era em 2002. por exemplo.
Leonardo Rodrigues.
Entra no site da Petrobras e ache as duas refinarias que ela tinha na Bolívia. Achou?
Agora procura no site da YPFB Refinacion SA. Agora achou, né?
Elas foram tomadas a força, com aval do Lula, e a Petrobras recebeu uma pequena indenização, muito inferior ao valor delas.
Não venha com mentiras que só enganam incautos preguiçosos ou pessoas de má-fé.
Os Estados Unidos não está doando tanques para o Brasil ? Isto é um grande Bolivarismo, coisa de burro . . .
Bom mesmo era o companheiro FHC que sucateou as forças armadas….
Leonardo Rodrigues,
Bela explanação!!!! Parabéns
Ao menos alguém conhece politica externa aqui!!!
Moçambique é o 13º país do mundo em reserva de combustíveis, das quais não estão absolutamente preparados para explorar, esse “mimo” de três surradas células T-27 representam muito mais em acordos costurados para PETROBRAS, diga-se de passagem recebemos uma grande doação dos EUA de 50 blindados recentemente. Certamente eles não perderão a oportunidade de usar a velha tática de “filantropia” bélica em troca de um gigantesca tigela de hidrocarbonetos. Afinal de contas com o novo modelo de partilha do pré-sal (Do qual se estrai 500 mil barris de petróleo por dia, metade da atual produção da PETROBRAS) projeto nº 131 de 2015 do senador José Serra a PETROBRAS não mais participará da produção no pré-sal, entrará com o ônus más não ficará com bônus que será repassada a outras empresas como CHEVRON e ExxonMobil. Espero que Temer esteja certo. Acho que petróleo é só um negócio de menor importância e deixou de ser Geopolítica! Deixemos aos outros que o façam para nós!
Pensamento inteligente!
Não podemis doar nada! Somente estes companheiros faziam doações. Não sei se tenho pena ou raiva da ignorância.
Os EUA gastam quase 3 trilhões a fundo perdido, doam em diversas formas, armamentos, subsidios, alimentos, agasalhos, aeronaves e isto sai de graça? Não! Definitivamente não, abre portas pras empresas americanas, decisões em fóruns de apoio e auxílio em combates entre outros.
Imaginem: o Brasil tem uma disputa na ONU, imaginemos que se trata da zona econômica exclusiva ZEE e precisemos dos votos de paises como Moçambique. Já sabem o resultado não é?
Politica externa é assim, mas…agora vai ficar bom. Deixamos de ceder 3 at27 e fechamos a porta dos países africanos e saímos como cachorrinhos abanando o rabo ao tio Sam.
Quanto a Bolívia não perdemos a refinaria, mas a posse das riquesas do subsolo. Permaneceu o direito a exploração. Mas…
Macaco ta certo!
Acho que a doação seria uma boa, mas visto a nossa crise orçamentaria é melhor vender os tucanos msm rsrs, se eu não me engano a fab quase não usa mais essa versão, usa a mais nova o 314 super tucano
Acredito piamente q este tipo de ajuda e ou doacao, nunca trouxe qualquer beneficio ao Brasil. Fruto de uma ideologia ou politica porca, so trouxe enormes e maioeres prejuizos a toda a naca. Estas atitudes em situacoes como esta, deveriam ser denunciadas como crime de lesa patria. Neste momento historico, a nacao e a FAB agradecem e respiram aliviadas c o termino deste inferno ou pesadelo como queiram. Este presidente ja comecou dando bons sinais, vamos ver ate onde ele podera ir ate 2018 c estes congressistas gananciosos.
Pior do que essa doação são os milhões que o brasil emprestou para esses países a fundo perdido sendo um deles a Bolívia que nos agradeceu tomando a refinaria da Petrobras.
Finalmente um governo que não doa nada para os companheiros!
Um país cheio de mazelas, onde falta verba pra manter o que já possuímos, fazendo doações para companheiros. Lamentável.