Por David Cenciotti
Caças A-29B Super Tucanos da Força Aérea Colombiana-FAC, participam atualmente no exercício Green Flag East, junto com os A-10s Thunderbolt II da Moody AFB e outros aviões de combate dos EUA.
Quatro A-29B Super Tucanos da FAC participam do exercício que começou em 15 de agosto e termina hoje dia 29, na base aérea de Barksdale, Louisiana.
O contingente colombiano, composto por 45 colombianos, chegou à base de alguns B-52, bombardeiros estratégicos icônicas em 13 de agosto e imediatamente começaram a se envolver com os seus homólogos da Força Aérea dos Estados Unidos-USAF, a fim de se preparar para o exercício de duas semanas.
Green Flag East é um exercício de apoio aéreo aproximado do Air Combat Command, que ensaia táticas de apoio aéreo, reforçando simultaneamente a interoperabilidade com as forças da Força Aérea e do Exército. Durante o exercício, pilotos treinar em um ambiente simulado e de alto risco, enquanto o pessoal de manutenção e suporte são aumentam o ritmo na prontidão dos aviões de combate.
Além das aeronaves colombianas, outras aeronaves da USAF participam do exercício: A-10s da Moody Air Force Base, Ga; F-16 da Guarda Aérea Nacional do Texas; KC-135 de McConnell AFB, Kans; E-3 do Tinker AFB, Oklahoma e E-8s da Robins AFB, Ga.
Durante o exercício, dois A-10 Thunderbolt IIs pertencentes à FS 75 de Moody, voaram uma missão de apoio aéreo simulado com dois A-29B Super Tucanos da FAC.
Curiosamente, o Embraer A-29 Super Tucano é uma das plataformas mais bem sucedidos em missões CAS (Close Air Support), em todo o mundo e está sendo considerada entre os candidatos para substituir o A-10 Thunderbolt II no papel de apoiar as tropas em contato com as forças inimigas. Já em serviço em 10 forças aéreas ao redor do mundo, o avião movido a hélice tem a capacidade de transportar uma grande variedade de bombas e metralhadoras, o que seguindo o plano da Força Aérea dos EUA de aposentar sua frota de A-10 em 2022, o Super Tucano tem sido muitas vezes considerado um possível substituto no papel de apoio aéreo aproximado.
Pilotos americanos do 81th de Moody AFB, já voam os A-29B da Força Aérea do Afeganistão entregues no início deste ano como parte do TAAC-Air (Train, Advice, Assist Command-Air), onde eles treinam os pilotos afegãos para operar o altamente manobrável sistema de quarta geração de armas durante o desenvolvimento de apoio aéreo aproximado, escolta aérea, reconhecimento e interdição aérea.
TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: DAN
FONTE: The Aviiationist
É aguardar para ver… Mas vem coisa por aí!
A Embraer realmente precisa iniciar o projeto do substituto do Tucano, acredito que a melhor opção seria uma aeronave com motorização traseira, usando o sistema de hélice para trás, como foi projetado no CBA-123 VECTOR, podendo inclusive ter asas com enflechamento negativo, tinha um brinquedo do G I Joe com um perfil parecido com minha ideia, isso permitiria a instalação de um radar no bico do avião e talvez até a instalação de um canhão interno, além das vantagens de possuir uma sessão frontal equivalente ao de caças a jato para fins de treinamento avançado, quem sabe até fosse um projeto mais avançado, onde haveria 2 motorizações: turbohelice e a jato, onde para otimização de recursos, logistica e treinamento, a sessão frontal fosse comum e intercambiavel entre os modelos, só mudando a parte após a cabine, para designers apropriados para cada tipo de motorização e/ou asa adotada, devido as diferenças de perfis e envelope de vôo que cada motorização e finalidade.
A Embraer precisa agora começar um projeto no sentido de transformar o A-29 para turbina.
Como um grande exercício de CAS da USAF, esta participação na GRENN FLAG EST dos Super Tucanos Colombianos vai ser CRUCIAL na geração de uma MASSA de informações para a análise da força sobre o desempenho em condições ÓTIMAS de treino de combate sobre a aeronave e o que ela pode acrescentar a USAF.
Tomara que os colombianos tenham desempenhado bem e que a USAF os chame novamente ou convide outros operados do Super Tucano para treinas nos seus exercícios FLAG.
Ficou lindo o Super Tucano na foto com A – 10, uma grande oportunidade pra continuar com as atualizações no Super Tucano, potência, maior armamento . . . Esse Tucano vai longe ainda!