O governo dos Estados Unidos aprovou a exportação de receptores GPS militares para a República da Coreia. Os dispositivos serão instalados em mísseis de cruzeiro Taurus.
A agência de notícias sul-coreana Yonhap transmitiu informações de que Washington recentemente aprovou a venda de receptores GPS militares, com os quais serão equipados os mísseis de cruzeiro KEPD-350 Taurus. Sua plataforma lançadora deve ser as aeronaves multifunção F-15K Slam Eagle, já em uso pela Daehanminguk Gong-gun (Forças Aérea da República da Coreia).
O KEPD-350 foi desenvolvido pela joint-venture TAURUS Systems GmbH, integrada pela LFK alemã (EADS/MBDA) e os suecos da Saab Bofors Dynamics. É um míssil de cruzeiro, com 5,1m de comprimento e asas dobráveis com extensão de 2,06 m. Seu peso é de 1400 kg, sendo 499 kg da ogiva “Mephisto” (Multi-Effect Penetrator, High sofistication and Target Optimizated).
O Taurus é propelido por um motor turbofan Williams F121-WR-115 com mais de 6,67 kN de empuxo, o que permite uma velocidade máxima de 0,8-0,95 mach. O seu alcance é de mais de 500 km. A orientação sobre o alvo é realizada por sistemas de navegação inercial corrigidos por navegação GPS de acordo com o terreno e navegação por marcadores, usados para guiar o autodiretor infravermelho.
Os receptores GPS americanos das Taurus serão utilizados para garantir que eles estejam imunes à interferência emitida pelos sistemas da defesa aérea norte-coreana. De acordo com a Yonhap, operando a partir das bases da Daehanminguk Gong-gun, um F-15K armado com a KEPD-350 poderia executar um ataque contra a capital da Coreia do Norte, Pyongyang, ou usá-los sobre o Mar do Japão e destruir o espaçoporto de Musudan-ri (Tonghae), encontrado na parte norte do país.
Ainda, de acordo com representantes da agência sul-coreana de ordens militares (DAPA) as Taurus com os receptores GPS americanos vão entrar em serviço na Daehanminguk Gong-gun nos próximos 2-3 meses. Até o final deste ano, devem ser concluídas as entregas de dezenas de mísseis KEPD-350 da Alemanha.
TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: Junker
FONTE: Altair
augusto, a ogiva do taurus é de 499kg, esta descrito no texto
Marcelo so se tiver ogivas maiores q 300kg
500 km de alcance? Não existe um tratado que limita a exportação dessas armas à um alcance máximo de 300 km?
possui dimensões semelhantes a do av tm 300, mas com maior alcance e maior poder de destruição do que o nosso missil
O gordinho pira com isso amigo Topol!
Interessante que o Taurus equipado com correção por GPS tem capacidade de atingir os lançadores de mísseis balísticos móveis da Coréia do Norte que em caso de serem movidos de local escapariam do míssil de cruzeiro com orientação por DSMAC que busca alvos estáticos com correlação de imagem. Esta arma atrelada ao F-15 realmente desequilibra.