Na quarta-feira 03 de agosto foi realizada na área de construção naval do estaleiro Arsenal da Marinha (ASMAR), Talcahuano o batismo e lançamento de novo navio de patrulha oceânico, OPV 84 Cabo Odger.
Este é o quarto Patrullero da série e tem características semelhantes aos do OPV 83 Marinero Fuentealba, com capacidades para sua missão de Polícia Marítima, de comando e controle e um casco reforçado para a navegação em climas frios.
Seu nome homenageia o Cabo Leopoldo Odger Flores, que foi um dos heróis do naufrágio do navio Janequeo, ocorrido nas águas turbulentas de Corral em 15 de agosto de 1965, resgatando do mar e salvando o Cabo Juan Espinoza Montiel e o marinheiro Osvaldo Calderon Mancilla, morrendo posteriormente ao procurar ajudar mais vítimas em meio a uma violenta tempestade.
A presidente da República, Michelle Bachelet agradeceu a Marinha do Chile pela construção e disse que “este é um projeto muito significativo para mim, porque o início da construção destes navios foi concebido em meu período como Ministro da Defesa”. Ele também enfatizou que estas obras mostram que as instituições têm a capacidade de construir estes navios em nosso País:
“Hoje estamos adicionando o quarto de seis OPV (Ocean Patrol Vessel) e, é gratificante ver que estes projetos de longo prazo do governo vão se concretizando”, disse.
Enquanto isso, o comandante-em-chefe da Marinha, almirante Enrique Larrañaga disse: ” Hoje é um dia de alegria para a Marinha, porque temos o nascimento de um novo navio em serviço no país, totalmente construído em ASMAR Talcahuano, dando uma amostra da capacidade tecnológica, de engenharia que temos nesta área e também das capacidades futuras que possamos ter a seguir. O estaleiro gera cerca de 500 empregos diretos e 2.500 indiretos no total, por isso continuar a construir navios aqui é muito importante”.
TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: DAN
FONTE: WebInfoMil
Este é o resultado quando um País investe em educação e instrução, bem como, aposta no desenvolvimentismo e em ” Política Econômica ” séria. Lá os rentistas não tem vez, não existe taxa Selic de 14,5% ao ano. Eles optaram em investir na indústria e em tecnologia, nós em pecuária e agricultura. O resultado é que o Chile é o primeiro país desenvolvido da América do Sul.
Isso tudo é herança da Ditadura Militar de Pinochê, que lá foi bem mais dura com comunistas e bandidos de todas as vertentes e gerou profundas mudanças no direcionamento político e econômico do Chile!
e verdade estive lá .. eles gostam de Brasileiros ajudam e as garotas te acham um máximo.. hahahaha mas lá tem grandes problemas com pobreza extrema, e muito muitos fumantes, a cidade e linda bem cuidada e as pessoas chilenas são educadas em partes. é bonito de ver como a cidade e limpa e como gostam do brasil. fiz muitos amigos por lá.. mas agora .. com os politicos atuais ainda há uma divisão profunda. na area militar, o chile tem os mais modernos equipamentos, mesmo com menor numero, seria um potencial “risco”, já Brasil não tem nenhuma influência nos paises da america latina, não ouvimos musicas latinas e não influenciamos politicamente em nada, nem na merda da mercosul que está neste momento fardada ao fracasso com a presidencia da venezuela, e vemos uma america latina dividida e com profundas desconfianças, bem para os americanos que em certa forma não sofre grandes riscos com a união total da america do sul de sua influência.
Acho que deveriamos mudar a postura politica e influenciar diretamente nos paises da america latina e ter influência total sobre eles, mais ai pensamos nem aqui temos controle .. como poderiamos defender nossos interesses no exterior ? ou como poderiamos influenciar um paises de acordo com nossos interesses ? acho que as nossas forças armadas caminha com uma muleta os investimentos necessários são surucupiados por grandes dos grandes.. .e assim a 100 anos somos o pais do futuro. pense. bem
Um ex professor meu em 2005 perguntou aos alunos qual seria o 1º país da América do Sul a ser considerado desenvolvido e a classe quase inteira falou: Brasil. Vivíamos na época do tal “milagre econômico”, mas ele prontamente respondeu: é o Chile quem for lá vai saber o porque! É uma sociedade educada, com boa educação e com um bom governo. Bem vejo agora que ele estava certo não só pelo feito relatado na reportagem, mas também pelo IDH alcançado.
Com vulcões e terremotos avassaladores, este pais possui um território muito estreito, com pouca capacidade agraria , mas possui uma economia segura e estável, governado por pessoas “normais” , este pais é hoje o unico pais estável na America do Sul…….
Mas o Amazonas já dei defeito????
Mais que isto Celso nem nossos vasos temos operacionais visto a Amazonas ter seu radar comprometido. Se já era ruim imagina agora onde nem um olhar diferenciado há. Precisamos mobilizar a sociedade da importância das FAs estruturadas e operacionais. Todos querem o EB nas ruas, mas na ora de dividir o orçamento sobra menos do que é gasto com justiça ou os parlamentares corruptos.
Enquanto isso na banania deitado em berco explendido……………….nadaaaaaaaaaaaaaaa.