MARINHA DO BRASIL
CENTRO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL DA MARINHA
Nota à Imprensa IV
Brasília, em 28 de julho de 2016.
A Marinha do Brasil, em complemento às Notas publicadas anteriormente, informa que as buscas ao piloto da aeronave AF-1B, desaparecido no mar desde terça-feira (26), prosseguem de forma ininterrupta e, até o início desta manhã (28), nada foi encontrado.
Cabe esclarecer que o exercício operativo que estava sendo realizado e as aeronaves envolvidas não tinham conexão com a segurança dos Jogos Olímpicos 2016.
Um Inquérito Policial Militar (IPM) foi instaurado ontem (27) para apurar as circunstâncias do acidente envolvendo as duas aeronaves AF-1B Skyhawk, de matrículas nº 1001 e 1011.
Uma Comissão de Investigação de Acidentes Aeronáuticos (ComInvAAer) também foi estabelecida, ainda no dia 26, com o objetivo de identificar os fatores que contribuíram para o acidente e visando prevenir novas ocorrências.
Que pelo menos encontrem o corpo do piloto para que lhe seja dado um enterro digno de um herói que morreu em serviço da pátria.
Pode ter certeza de que a MB busca por isso, mas as condições no local estão dificultando muito. As correntes são fortes e a variação de profundidade também não ajuda. Todos estão empenhados.
Não há mais notícias sobre o acidente?
As buscas continuam, mas até o momento não temos informações se acharam algo ou não. Estamos na expectativa.
Será que acharam a aeronave? Vejo que o vital de oliveira voltou para o RJ as 13h13 utm. Agora no exato momento ocupa exatamente o local o felinto perry k-11. Isso pelo marine traffic.
Carlos e Ferreira,
Vocês estão tentando criar uma situação apenas para criticarem as ações de buscas, como assim comparar um SAR em tempo de paz com um C-SAR?
Se fosse em um eventual combate, assim que as aeronaves de buscas pudessem entrar em ação, iriam realizar a missão por algumas horas e pronto! Os pilotos abatidos seriam considerados desaparecidos em ação.
O que os senhores estão vendo é uma grande operação SAR onde estão empregando todos os meios possíveis para encontrar o nossos piloto, em uma grande área, sem a localização precisa da queda e enfrentando uma ressaca que atrapalha bastante as buscas.
Lamentável…
Concordo com voce CARLOS, imagina 3 ou 4 aeronaves abatidas em um eventual combate, em areas semelhantes (pois deve haver devido aos imenso terriorio), Penso que o piloto é corajoso mas sem confiança as coisas complicam em moviementos de combate ou de decisoes,psicologicamente é comprovado, sem confiança minima não se faz nem 70% do previsto e estudado.
Triste.
Quando 2 Rafales retornando ao NAe Charles De Gaulle colidiram em uma missão de treinamento em 2009, cerca de 30 kms da costa no Mediterrâneo, um dos pilotos ejetou e foi salvo…mas…a segunda aeronave só foi encontrada depois de uma semana de buscas quando o corpo do experiente piloto foi encontrado dentro da aeronave.
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Receio que se nada for encontrado nos próximos dias as buscas serão encerradas, pois às vezes, nada encontra-se mesmo
um acidente ocorrendo relativamente próximo da costa ou de um navio, cada caso é um caso.
Um dos navios mais sofisticados do mundo hoje encontra-se somados a esta busca. Bem, eu duvido que o piloto tenha ejetado. Com certeza haveria um comunicador. Sou reservista da FAB, mas acredito que os procedimentos e equipamentos de vôo sejam semelhantes. É rigoroso é muito eficiente o controle do estado das aeronaves e das verificações de segurança dd vôo. Bem se em minha época na BACO com os tiger II era assim imagina agora.
Imagine numa guerra de verdade, não temos a mínima condição de salvar ninguém, essa é que é a verdade, tudo isso aconteceu na costa brasileira, perto do Rio e com várias bases por perto, numa guerra de verdade bem longe o piloto estaria perdido mesmo, triste constatação. Dá pra pensar que a Inglaterra, combatendo nas Falkland, a milhares de quilômetros da base, fez milagres, é uma senhora poderosa marinha de guerra, estamos muuuuito atrasados, vergonha total.
Carlos,
Você desconhece a situação no local do acidente. Estão empregando o moderno sonar de varredura lateral do NPqHo Vital de Oliveira para localizar os destroços da aeronave.
Esse é um trabalho de paciência, pois não se tem o local exato da queda e sim uma extensa área com muitas correntes marinhas, que podem ter deslocado o caça.
Prezado Guilherme, posso ate aceitar sua argumentacao, mas qto ao equivocado….discordo., Sei discernir perfeitamente alhos de bugalhos. Eh fato notorio o estado de penuria das FAs, principalmente da MB. Com toda certeza q os meios navais nao estao 100 % , alias fato de dominio publico, nao adiantar dorar a coisa toda. Pior ainda, q suas tripulacoes carecem do principal fator q eh o treinamento. Nao adianta tapar o sol c a peneira. Escrito isso, enalteco sempre o arduo trabalho q vcs fazem aqui no sentido de nos trazer a noticia em tempo real e dentro da boa pratica jornalisitica, informacoes criveis. Eh obvio q as dificuldades inerentes a este tipo de procura e salvamento nem sempre apresentam resultados imediatos, mas o fato mesmo eh q nao poderia ser assim tao dificil e complicado, ou sera q so aqui eh diferente o mar , a profundidade, correntes, etc…..isso eh no quintal da MB…..enfim, perdoe se extrapolo, mas contra fatos nao existem argumentos……..a MB esta nua neste caso. Sds
Celso,
A questão não é tapar o sol com a peneira, esse trabalho de busca é muito complicado, é trabalho de formiguinha. Estão varrendo todo o leito de uma extensa área com o moderno sonar de varredura lateral do NPqHo Vital de Oliveira para localizar os destroços da aeronave.
Essa demora não tem nada a ver com falta de treinamento e independe de ser ou não no quintal da MB.
Antes de mais nada, a lamentar e muito o acidente e principalmente o fato de q ate o momento nada foi encontrado, nem mesmo o piloto….. conforme informacoes da propria marinha. Se for verdade isso de q nada foi encontrado ainda, a coisa toda fica pior , pois pode-se concluir q nem mesmo os meios navais e seus equipamentos estao operacionais e de acordo. Isso eh a propria assinatura de que a MB esta completamente falida em seus meios , em q pese os esforcos de suas tripulacoes.
Celso,
Suas conclusões estão equivocadas, a MB não encontrou ainda devido as dificuldade naturais de se procurar uma aeronave no fundo do mar, tendo em vista que não se tem a localização correta e, mesmo se tivesse, precisa ser levado em conta a profundidade que a aeronave se encontra e o quanto que ela foi deslocada do local original pelas correntes. Isso sem contar o estado de mar que estão trabalhando…
Meu Deus Gente, o assento não tem nenhum tansmissor? e o trage não tem tambem? Poxa fiquei muito trriste e surpreso, tanta tecnologia em pleno 2016 e nada para evitar situações obvias de ejeção em alto mar. ESpero que ocorra bem, Deus Proteja esse defensor da patria, e se haver alguma situação conforte a familia.
É triste ver o tempo passar e não ter nenhuma novidade sobre o piloto… O tempo é inimigo nesses casos.
Porque se dá tamanha demora para encontrar o piloto?
Se sabe-se que houve ejeção, o sistema de ejeção não é flutuante?
Todas essas questões com certeza deverão ser avaliadas e reavaliadas em breve…