No dia 16 de julho, militares da Marinha do Brasil, especialistas em Defesa Química, Biológica, Radiológica e Nuclear (DQBRN), participaram de um exercício simulado de atentado terrorista no metrô de Salvador (BA).
O exercício faz parte dos preparativos das forças de defesa e de segurança pública que atuarão durante os jogos de futebol na capital baiana, de 4 a 13 de agosto, por ocasião dos Jogos Olímpicos Rio 2016.
No treinamento, a detonação de uma bomba na estação Pirajá deu início a uma série de reações simuladas dos diversos órgãos e agências envolvidos com a segurança dos jogos em Salvador. Após a explosão, entraram em campo os militares do Batalhão de Engenharia de Fuzileiros Navais, que realizaram uma ação de DQBRN no local.
A Marinha coordenará as ações de defesa para os Jogos Olímpicos Rio 2016 na cidade de Salvador, mantendo e operando um Centro de Coordenação de Defesa de Área, na sede do Comando do 2º Distrito Naval, e integrando o Comitê Executivo de Segurança Integrada Regional, em conjunto com outros órgãos federais, estaduais e municipais. A Força também atuará na defesa de área marítima e estará à frente do Centro de Coordenação Tático Integrado, empregando militares nas ações de DQBRN e de enfrentamento ao terrorismo, caso se faça necessário.
FONTE e FOTO: MB